Irã aponta aliados dos EUA como responsáveis por atentado terrorista

No sábado (22), quatro atiradores dispararam contra um desfile militar em Ahvaz, cidade iraniana. Após escutar relatos, as autoridades do Irã acusam aliados dos Estados Unidos na região pelo ataque

atentado Irã

Segundo as autoridades iranianas, um ou mais países aliados dos EUA são os responsáveis pelo ataque terrorista de sábado (22). Quatro atiradores dispararam contra um desfile militar na cidade de Ahvaz, onde autoridades iranianas haviam se reunido para assistir a um evento anual que marca o início da guerra de 1980-88 do Irã contra o Iraque; ao menos 25 pessoas morreram, incluindo 12 membros da Guarda Revolucionária, segundo noticía a Reuters. O atentado foi o maior no país em quase uma década.

O presidente do Irã, Hassan Rowhani, disse no domingo (23) que um país aliado dos EUA no golfo Pérsico seria o responsável pelo atentado. O Ministério das Relações Exteriores do país convocou diplomatas do Reino Unido, Dinamarca e Holanda para obter explicações, acusando-os, segundo a Folha de São Paulo, de dar abrigo a separatistas árabes que reivindicaram a autoria do ataque. 

“Com base em relatos, esse ato covarde foi feito por pessoas que os americanos vêm ajudar quando estão presos na Síria e no Iraque e que são pagos pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes Unidos”, disse o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã. Tanto a Arábia Saudita quanto os Emirados Árabes são aliados próximos dos EUA.

"Esses pequenos países mercenários que vemos na região são apoiados pelos EUA. São os americanos que os instigam e dão a eles os meios necessários para cometer esses crimes", disse o presidente Rowhani, segundo a Folha

Tensões pré-Assembléia 

O atentado ocorreu dois dias antes da abertura da Assébleia Geral da ONU, nesta segunda-feira (24), que reune representantes de todos os países em Nova York para discutir temas de interesse internacional.

O ataque aumenta as tensões entre Teerã e Washington, que já estavam altas desde que Donald Trump decidiu retirar os EUA do acordo nuclear multilateral com o Irã, acusando o país persa de estar violando o tratado – apesar de órgãos de fiscalização internacional comprovarem que o Irã cumpria sua parte do documento. 

Desde o abandono do acordo, os Estados Unidos vêm impondo novamente as sanções contra o Irã que o tratado havia anulado (em troca da suspensão de atividades nucleares iranianas). Os EUA têm pressionado para que o Irã abandone o apoio ao que consideram "atividades desestabilizadoras" na região. 

Sabe-se que o Irã apoia o Hezbollah, partido libanês considerado uma resistência a Israel no mundo árabe. Israel é aliado histórico dos Estados Unidos, que possui forte lobby no Congresso norte-americano e teme a ascensão do Irã como potência no Oriente Médio. Além disso, o crescimento iraniano, país aliado da Rússia, é uma ameaça à influência estadunidense na região.