Flávio Dino entra com ação na PGR contra fake news de inelegibilidade

A coligação “Todos pelo Maranhão”, encabeçada pelo candidato à reeleição, Flávio Dino (PCdoB), entrou com ação na Procuradoria Geral da República (PGR) após uma campanha da candidata Roseana Sarney (MDB) ter veiculado a notícia falsa de que Flávio Dino estaria inelegível. A fake news foi divulgada no sábado (29) durante o horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio.

Flavio Dino

Na ação, os advogados da coligação de Flávio Dino pedem que sejam tomadas as devidas providências com o necessário ingresso da Ação Penal cabível.

“É de suma importância levar em conta que divulgar na propaganda, fatos inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado, recai em pena de detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de 120 a 150 dias-multa”, afirma o documento jurídico.

Os advogados acrescentam que “é fato público e notório que o candidato Flávio Dino não está inelegível, até porque já teve seu registro de candidatura deferido pela corte deste Tribunal Regional Eleitoral”.

O texto da ação atribui o ato, ao desespero da família Sarney que comandou o estado há quase 50 anos e que possivelmente deve perder a eleição novamente para o Flávio Dino que lidera todas as pesquisas de intenção de voto dos maranhenses.

Na sexta-feira (28), Flávio Dino publicou um vídeo nas suas redes sociais alertando sobre as calúnias perpetradas pela campanha eleitoral da família Sarney, que persegue o governador com o intuito de difamar o candidato à reeleição e desqualificar a administração desenvolvimentista de seu governo.

“Aqueles que estão desesperados porque não conseguirão voltar ao poder, graças a Deus, estão anunciando que vão fazer uma série de ataques, que são chamadas de fake news, mas na verdade conhecemos como o nome de mentiras e baixarias, dessas coisas que infelizmente acontecem na política do nosso estado. Não podemos permitir isso. A política não é um território do mal, ela tem que ser feita com alegria, dignidade, com decência como nós fazemos. E assim nós vamos continuar”, disse Flávio Dino.