Ibope divulga pesquisas para 11 estados

O Ibope divulgou pesquisas com as intenções de voto para os governos de 11 Estados brasileiros. As aferições foram realizadas entre os dias 3 e 5 de outubro. Acre, Alagoas, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina foram os estados pesquisados.

Eleiçoes voto

A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de credibilidade é de 95%. O instituto utilizou o critério de votos válidos, em que se dispensa brancos e nulos.

A reportagem do jornal O Estado de S. Paulo elenca a série de pesquisas feitas pelo Ibope. Confira, abaixo, estado a estado (apenas com os candidatos mais à frente nas pesquisas):

Acre

"O candidato Gladson Cameli (PP) conta com 54% das intenções de voto, seguido por Marcus Alexandre (PT), que tem 35%. Em terceiro lugar, Coronel Ulysses (PSL) aparece com 8% dos votos válidos.

Alagoas

Em Alagoas, o cenário captado pela pesquisa indica vitória no primeiro turno de Renan Filho (MDB). Segundo o levantamento, o emedebista tem 83% das intenções de votos válidos. Em segundo lugar vem Pinto de Luna (Pros), que tem 8%.

Amazonas

O atual governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), tem 35% das intenções de votos válidos. Considerando-se a margem de erro de três pontos porcentuais, ele está tecnicamente empatado com Wilson Lima (PSC), que tem 32%.

Mato Grosso do Sul

Reinaldo Azambuja (PSDB) lidera com 50%, seguido por Juiz Odilon (PDT), que tem 35% das intenções de voto. Em terceiro lugar aparece Junior Mochi (MDB), Humberto Amaducci (PT), com 5%, e Marcelo Bluma (PV), com 2%.

Mato Grosso

O candidato do DEM ao governo de Mato Grosso, Mauro Mendes, lidera a corrida estadual com 53% da intenções de voto. Wellington Fagundes (PR) tem 23% e Pedro Taques (PSDB), 21%.

Rondônia

Em Rondônia, o tucano Expedito Junior tem 43% dos votos válidos e está em primeiro lugar. Em segundo, Maurão de Carvalho (MDB) tem 18%, seguido por Acir Gurgacz (PDT), com 15%, e Coronel Marcos Rocha (PSL), com 8%.

Roraima

A pesquisa aponta liderança de Anchieta (PSDB) na disputa pelo governo de Roraima. O tucano tem 47% dos votos válidos intenções de voto, doze pontos percentuais à frente do segundo lugar, Antônio Denarium (PSL), que conta com 35%. A atual governadora Suely Campos (PP) segue no terceiro lugar com 12%.

Paraíba

Se a eleição na Paraíba fosse hoje, o candidato João Azevêdo (PSB) teria 49% dos votos válidos. O emedebista Zé Maranhão aparece na segunda colocação, com 31% dos votos válidos, seguido de Lucélio Cartaxo (PV), que tem 18%.

Piauí

Wellington Dias (PT) pode vencer a disputa ao governo do Piauí ainda no primeiro turno, já que tem 53% dos votos. Ele é seguido por Dr. Pessoa (Solidariedade), que tem 22%. Em terceiro aparece o candidato Luciano, do PSDB, que soma 15% das intenções de voto.

Santa Catarina

Mauro Mariani (MDB) lidera a corrida pelo governo catarinense com 31% dos votos válidos. Ele é seguido de perto por Gelson Merísio (PSD), que tem 29%. Décio Lima, do PT, está em terceiro, com 23%. Em quarto lugar aparece Comandante Moisés (PSL), que tem 12%