China recebe Pompeo e crítica ações dos Estados Unidos

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, está na China para um encontro diplomático com o ministro de Relações Exteriores chinês e conselheiro de Estado, Wang Yi. Nessa segunda-feira (8), o clima já estava tenso diante da deterioração dos laços bilaterais

Pompeo e Wang - Reuters

“Recentemente, assim como o lado dos EUA vem escalando constantemente o atrito comercial com a China, também adotou uma série de ações quanto à questão de Taiwan que fere os direitos da China, e fez críticas infundadas das políticas doméstica e externa da China”, disse Wang ao falar ao lado de Pompeo.

“Acreditamos que este foi um ataque direto contra nossa confiança mútua, e lançou uma sombra nas relações China-EUA”, acrescentou. “Exigimos que o lado dos EUA pare com este tipo de ação equivocada”, concluiu Wang.

Pompeo respondeu dizendo que nas questões colocadas pelo homologo chinês, ambos têm uma "discordância fundamental". Apesar desses atritos, a China declarou que os EUA ainda contam com a cooperação de Pequim nos esforços para desnuclearizar a península coreana.

Contexto

Em março deste ano os EUA impuseram tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio da China, o que inciou uma guerra comercial criticada pelos líderes da chineses e de outros países, como Canadá, França e Alemanha. Depois, durante a Assembleia Geral da ONU, Donald Trump acusou a China de supostamente estar tentando usar o comércio para prejudicá-lo com seus apoiadores antes das eleições parlamentares em 6 de novembro nos Estados Unidos, e que portanto o país asiático estaria interferindo nas eleições norte-americanas.

Em resposta na época, Wang afirmou que a China sempre aderiu ao princípio de não-interferência e espera que os outros países façam o mesmo.