Justiça obriga Bolsonaro a retirar fake news contra Haddad

A coligação “O Povo Feliz de Novo” conseguiu mais uma vitória contra boatos, mentiras e notícias falsas junto à Justiça Eleitoral. O Tribunal Supeior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta quinta-feira (11), a retirada de mais uma notícia falsa que Carlos Bolsonaro e o PSL do Rio de Janeiro veiculavam pela internet contra a campanha de Haddad e Manuela.

A família Bolsonaro postou mensagem falsa, em que utilizou, de forma tendenciosa e descontextualizada, um antigo vídeo do candidato Fernando Haddad de modo a transmitir ao eleitor informação equivocada.

Na mensagem aparece uma declaração de Haddad dizendo que Lula subiria a rampa do Palácio do Planalto em janeiro de 2019, como se ela tivesse sido gravada após o primeiro turno das eleições presidenciais. O vídeo original foi gravado por Haddad no dia 6 de agosto, quando Lula, na época, ainda era o candidato a presidente da coligação “O Povo Feliz de Novo”. Na gravação, Haddad, enquanto candidato a vice-presidente, diz que “vai fazer do Lula presidente e subir a rampa com ele dia 1º de janeiro”. Quem compartilha a mensagem dá a entender que a declaração de Haddad foi feita na última segunda-feira (8), um dia após o 1° turno da eleição.

O TSE determinou que o vereador Carlos Bolsonaro retire do ar imediatamente de seu twitter a postagem. A mesma determinação foi dada ao Facebook oficial do PSL do Rio de Janeiro.