Alemanha: partido aliado de Merkel perde votos nas eleições da Baviera

O partido parceiro da coalizão da chanceler alemã, Angela Merkel, no Estado da Baviera (CSU) sofreu uma grande derrota na eleição regional no domingo (14). Os vencedores foram a extrema-direita e os ecologistas

Angela Merkel

A conservadora União Social Cristã (CSU) teve seu pior resultado eleitoral em quase 70 anos na votação de domingo na Baviera, com 37,3% dos votos, enquanto o outro parceiro da coalizão de Merkel, o Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, viu seu apoio cair pela metade, segundo informa a Reuters.

O líder da CSU, Horst Seehofer, que também é ministro do Interior da coalizão dividida de Merkel, esperava que sua retórica anti-imigração e suas críticas às políticas de asilo liberais da chanceler ajudassem seu partido a conter uma ameaça da extrema-direita na Baviera, mas, na verdade, sua tática causou o efeito reverso: a CSU, que governou a Baviera durante quase seis décadas, perdeu votos para o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD)- 180 mil votos-  e para os ecologistas dos Verdes- 200 mil votos. De 1970 até 2008, a CSU nunca havia ficado com menos de 50%, isto é, a maioria para governar. 

Algumas conclusões da noite eleitoral apontam que as questões de asilo e refugiados – que dominaram totalmente o debate político por iniciativa de Seehofer – surgiram apenas em quarto lugar nas prioridades dos eleitores bávaros: em primeiro estava a educação, seguida da habitação e ambiente, segundo o jornal poruguês Público. 

Os Verdes ficaram em segundo lugar, com 19%. Os ecologistas ficaram bem posicionados para serem parceiros de coligação da CSU. No entanto, para que isso seja possível, a CSU teria que mudar radicalmente de posição em relação aos refugiados: os Verdes consideram a ecologia, abertura e pró-europeísmo como fundamentais. O governador da Baviera, Markus Söder, já descreveu as diferenças entre CSU e Verdes como "muito grandes", e apontou para a possibilidade de formar um governo com os Freie Wähler, "Eleitores Livres", uma coligação de independentes inclinada à direita que obteve 11,7%.

A Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, entrará pela primeira vez no parlamento bávaro com 10,6% dos votos, consolidando sua presença em 15 dos 16 estados federados da Alemanha. O Partido Social-Democrata (SPD) ficou com pouco menos de 10%, seu pior resultado da história na Baviera. 

A AfD apontou o resultado da eleição na Baviera como um sinal de problemas mais amplos nacionalmente para a coalizão de Merkel- composta pela CDU, CSU e SPD- , que tem sido marcada por uma série de disputas, incluindo sobre imigração, desde que tomou o poder sete meses atrás. Por outro lado, analistas indicam que o resultado poderia ser positivo para Merkel, jáque forçaria a CSU a fazer uma coligação com os Verdes, o que obrigaria o partido a aproximar-se das posições pró-refugiados, pró-imigração, e pró-União Europeia dos ecologistas, favorecendo a chanceler mesmo se Seehofer se mantivesse no governo, como reporta o Público.