Criador da Lei de Godwin diz que é correto chamar Bolsonaro de nazista

O criador da Lei de Godwin, que critica a banalização do termo “nazismo”, diz que é correto chamar Bolsonaro de nazista e aderiu à campanha #EleNão contra o candidato do PSL.

Por Verônica Lugarini

Mike Godwin - Reprodução

Mike Godwin, advogado americano que formulou a Lei de Godwin – que critica a banalização de analogias nazistas – disse em publicação no Twitter que é ok chamar o candidato Jair Bolsonaro de nazista.

A lei, formulada na década de 1990, critica a banalização do termo “nazista” ou analogias com nazistas em debates políticos, principalmente em comunidades virtuais. Segundo Godwin, “conforme uma discussão online se prolonga, a probabilidade de uma comparação envolvendo nazistas ou Hitler se aproxima de um”.

Diante dessa teoria, um internauta questionou o advogado para saber se Bolsonaro (PSL) poderia ser chamado de nazista e Godwin respondeu: “Sim!”, nesta terça-feira (16).

Para ele, é aceitável suspender suas próprias palavras sobre uma possível banalização do termo “nazismo” para usá-lo ao se referir a Bolsonaro.

Além disso, Godwin também aderiu à campanha #EleNão contra o candidato do PSL, que prega o discurso de ódio e ameaça a democracia brasileira – ao publicar uma foto com cartaz em que estava escrito #EleNão.

Além disso, Godwin ainda escreveu em seu Twitter: “Eu adicionei #EleNão ao meu Twitter em solidariedade à democracia brasileira. (Obrigado pelo #MarcoCivil!)”, em elogio à legislação aprovada no governo Dilma Rousseff, que garante liberdade de expressão e neutralidade na rede.