Possível vitória democrata em novembro assombra Trump

Uma vitória dos democratas nas eleições de novembro para a Câmara dos Deputados e o Senado dos Estados Unidos colocará quase todos os aspectos do governo do presidente Donald Trump sob escrutínio dos parlamentares

Donald Trump

Embora diversos inquéritos sejam esperados se os democratas conquistarem uma maioria nas eleições de 6 de novembro, a ordem e a abrangência de tais investigações só começou a emergir em conversas recentes entre líderes partidários e possíveis presidentes de comissões parlamentares.

Assessores parlamentares dizem que os democratas agirão rápido para obter as declarações do IR de Trump para procurar possíveis conflitos com o presidente, os negócios de sua família e os interesses do governo, além do possível exame da maneira como ele usa suas autorizações de segurança. Trump se recusou a divulgar suas declarações de imposto, ao contrário de presidentes norte-americanos recentes.

Pesquisas mostram que os republicanos provavelmente perderão o comando da Câmara, mas podem aumentar sua maioria no Senado. Poucos assessores parlamentares e líderes falam abertamente sobre a agenda investigativa dos democratas.

Maiorias democratas na Câmara ou no Senado renderiam mais dinheiro e mão de obra para investigações que podem minar a agenda de Trump, mas assessores disseram que mesmo assim os democratas buscarão alguma cooperação bipartidária, a menos que sua iniciativa pareça política demais antes das eleições presidenciais de 2020.

Há ainda o crescimento da ala mais progressista e dita socialista dentro do Partido Democrata, que vem ganhando espaço para as eleições de novembro.