"Bolsonaro joga com o medo das pessoas", afirma Haddad

O candidato a presidente da República pela Frente Democrática, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quinta-feira (25) em entrevista coletiva que "o Brasil nunca abraçou os valores que Bolsonaro representa".

Haddad em coletiva - Reprodução

Segundo ele, a campanha baseada em mentiras, intolerância e incitação à violência do seu adversário candidato do PSL à presidência, não encontram respaldo na maioria da população.

"Ele joga com o medo das pessoas. Agora está se voltando contra ele, as pessoas estão vendo o que está acontecendo", afirmou Haddad, sobre Jair Bolsonaro, se referindo a mudança apontada nas pesquisas de intenção de voto, que mostra o aumento da preferência por Haddad e a queda de Bolsonaro. 

Para ele, a atual campanha eleitoral é a "mais baixa de todos os tempos", por conta do tom adotado por Bolsonaro. Segundo Haddad, a ameaça à democracia que seu adversário representa já foram percebidas pela comunidade internacional e a imprensa estrangeira, já que no Brasil há uma tendência a "naturalizar" as falas do candidato que incitam a violência.

Ele também falou sobre o documento que entregou à ex-presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, chefe da missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), com denúncias sobre a influência de conteúdo falso no pleito e o financiamento ilegal de campanha do seu adversário por empresários através do WhatsApp.

"O que nós pedimos a eles é para, nessa reta final, tentar observar com bastante atenção o que pode acontecer até domingo. Se a gente conseguir evitar aquela avalanche de notícias falsas que circularam entre sexta e domingo do primeiro turno, acho que essa onda de virada que o Brasil está vivendo, vivemos em São Paulo aqui na cidade e esperamos viver no Sudeste, a gente pode chegar a um bom resultado eleitoral. O que a gente quer é eleição limpa, eleição livre, clima de paz no país sem gestos de violência", afirmou.

O presidenciável voltou a desafiar Bolsonaro a participar de um debate para que os eleitores possam saber quem ele realmente é.

"Nós entendemos que o Brasil precisa escolher um presidente sabendo o que está fazendo. Do meu ponto de vista, para a maioria dos brasileiros, é um salto no escuro [votar em Bolsonaro]. Para mim, é um salto no abismo o que ele representa", salientou Haddad, reforçando que Bolsonaro é um "teste de fogo" para a democracia brasileira. "Acredito que vamos passar e superar", completou.

Em outra entrevista, desta vez à Rádio Tupi, Haddad afirmou que, se eleito, vai priorizar educação e geração de emprego.

“Eu aprendi com meu pai que a pessoa que acorda tem que ter para onde ir. Todo ser humano tem que acordar e ter um destino, seja uma universidade, seja uma escola, seja uma creche para o filho, seja um posto de trabalho, um emprego digno, um pequeno negócio. É muito importante as pessoas terem uma atividade”, disse.