Mourão: Bolsonaro quer privatizar BR Distribuidora

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, quer privatizar a BR Distribuidora, unidade de distribuição controlada pela Petrobras, disse o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, em conferência com investidores em Nova York nesta terça-feira.

Hamilton Mourão

 As ações da BR Distribuidora subiram mais de 6 por cento após os comentários de Mourão.

A petroleira estatal abriu o capital da sua unidade de distribuição em dezembro de 2017 e ainda detém 71 por cento das ações. A BR Distribuidora tinha valor de mercado de 25 bilhões de reais no fechamento de segunda-feira.

Para diversos especialistas, abrir mão de um ativo lucrativo e estratégico como a BR Distribuidora é ruim para a Petrobras e pior ainda para a sociedade. Isso porque, além de ser um ativo rentável, tem relevância estratégica para a petroleira, uma vez que tê-la como subsidiária significa custos mais baixos e a garantia da distribuição para todo o Brasil. Caso a venda se concretize, petroleiros temem que a distribuidora perca seu caráter social, pois, privatizada, deverá ser orientada exclusivamente para buscar o lucro.

Falando por meio de videoconferência para uma plateia de investidores e executivos, Mourão também disse que uma proposta de acordo sob a qual a Boeing adquiriria o controle das operações de jatos comerciais da Embraer é "muito boa" para a fabricante brasileira.

O governo brasileiro deve decidir em breve sobre o acordo, que tem o direito de vetar por ter ações privilegiadas na Embraer.