Presidente chinês defende cooperação entre os países do G20

Durante a primeira sessão da 13ª cúpula do Grupo do G20, decorrida em Buenos Aires, na Argentina, o Presidente Xi Jinping proferiu um discurso intitulado: "Olhar Para lá do Horizonte e Conduzir a Economia Mundial no Caminho Certo".

Xi Jinping China - Foto: Diário do Povo

Xi enfatizou que os membros do G20 devem manter o seu compromisso com a abertura e a cooperação, forjar parcerias sólidas, apoiar a inovação e a cooperação mutuamente vantajosa, cumprir com as responsabilidades e dirigir a economia global na direção certa.

Garantir que a economia global cresce no caminho certo

Passaram 10 anos desde que a crise financeira global ocorreu e que a primeira cúpula do G20 teve lugar. Ao longo da última década, enfrentamos dificuldades juntas, retiramos a economia global da recessão e repusemo-la de volta aos trilhos da recuperação e crescimento. Dez anos depois, trabalhemos com a mesma coragem e visão estratégica, e asseguremo-nos de que a economia global cresce no caminho certo.

A cooperação mutuamente vantajosa é a nossa única escolha

Um antigo filósofo chinês observou que “refletir sobre o passado nos permite aprender sobre as leis que governam a evolução da história”. Nós, membros do G20, devemos seguir de perto as tendências históricas subjacentes de modo a traçar o caminho para o futuro. Na incessante busca humana pelo desenvolvimento e progresso, a propensão rumo à abertura e integração entre países, apesar das vicissitudes da economia mundial, é incontornável. Seguindo em frente, a cooperação de benefício mútuo afigura-se como nossa única escolha, seja nos bons ou maus momentos.

A economia mundial está enfrentando outra escolha histórica

Hoje, a economia global, enquanto mantém o crescimento no cômputo geral, não está ainda livre de possíveis impactos da crise. Os antigos catalisadores de desenvolvimento deverão ser substituídos por novos. Vários riscos estão rapidamente ganhando forma. A nova senda de revolução tecnológica e de transformação industrial está despoletando mudanças profundas, a disparidade de riqueza continua aumentando, e as contradições sociais são cada vez mais numerosas. A economia mundial está enfrentando outra escolha histórica.

A OMC não deve impor uma posição sobre as restantes

A China apoia a reforma necessária da Organização Mundial de Comércio, e acredita que esta é crucial para defender os valores fundamentais da OMC e os princípios basilares como a abertura, inclusividade, e não-discriminação. Ela deverá assegurar os interesses de desenvolvimento e a margem política dos países em desenvolvimento. Necessitamos de levar a cabo a consulta extensiva para garantir o progresso gradual, ao invés de impor uma posição sobre outrem.

A parceria é o ativo mais valioso do G20

A parceria é o ativo mais valioso do G20. Enquanto membros do G20 devemos trabalhar juntos para superar qualquer dificuldade no nosso caminho. As economias desenvolvidas, quando adotam políticas monetárias e fiscais, deverão considerar o seu possível impacto em mercados emergentes e economias em desenvolvimento.

A economia global está abraçando a tendência da transformação digital

A economia global está abraçando a tendência da transformação digital. A nova revolução industrial irá reformular a sociedade humana de modo profundo. Devemos encorajar a inovação e impulsionar o papel da economia digital no crescimento da economia real. Devemos tomar precaução face aos riscos e desafios acarretados pela aplicação de novas tecnologias, e reforçar o enquadramento legal e regulatório em tordo destas. Devemos fazer mais para incrementar a educação e treinamento vocacional.

Proporcionar um sentimento de realização, felicidade e segurança aos nossos povos

O desenvolvimento é a chave para vários problemas no mundo de hoje. O desenvolvimento providencia também uma forte garantia de maior igualdade e justiça. Precisamos continuar a seguir uma filosofia de desenvolvimento centrada no povo e mover esforços para lhe proporcionar um sentimento de realização, felicidade e segurança.

A China é resoluta no seu compromisso para erradicar a pobreza

Durante os últimos 40 anos, com o apoio da comunidade internacional, nós, na China, avançamos com perseverança e alcançamos marcos históricos de desenvolvimento. Nos anos subsequentes à crise financeira, a China contribuiu com mais de 30% do crescimento global. A China é firme no seu compromisso de erradicar a pobreza. Temos o objetivo atual de eliminar a pobreza absoluta até 2020, e temos plena confiança de atingir essa meta.

Dar seguimento à abertura do mercado chinês

A China deve o seu progresso à política de reforma e abertura, e irá continuar avançando nesse sentido. No início deste mês, a primeira Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) foi realizada com sucesso, tendo sido calorosamente recebida por parte da comunidade internacional. A China irá continuar a aprofundar a reforma com orientação para o mercado, proteger os direitos de propriedade intelectual, encorajar a competição justa e fazer mais no sentido de aumentar as importações. A CIIE terá lugar anualmente, como instrumento de prosseguir com a abertura do mercado chinês.