Pedro Gorki: Defensores da “Lei da Mordaça” subestimaram os estudantes

Presidente da Ubes afirmou que o povo resistirá ao projeto de escola que cerceia direitos.

Pedro Gorki - Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Após o encerramento da sessão da Comissão Especial que analisava o projeto de lei da chamada “Escola sem Partido” e acabou por arquivá-lo, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Pedro Gorki, tomou a palavra e se dirigiu aos parlamentares e às lideranças sociais presentes. O líder estudantil afirmou que os defensores do projeto subestimaram a capacidade de pensar dos estudantes. Do mesmo jeito, segundo Gorki, subestimam o povo brasileiro e a Constituição ao usarem o projeto para atacar a liberdade dos estudantes e dos professores de “aprender e compartilhar saber, conhecimento e visão de futuro”.

Poético como costuma ser, Pedro Gorki afirmou que “se eles pensam que vão conseguir nos enterrar, que saibam de uma coisa: nós somos como sementes, quanto mais enterram a gente mais florescemos um amanhã de luta, de muita resistência e de muita unidade”. O jovem estudante ainda deixou um recado “o povo resiste a esse projeto de escola cerceador de direitos, que é cerceador de pensamento e impede que a juventude tenha direito a construir com muitas mãos esse Brasil”.

Pedro recorreu ao educar Anísio Teixeira para afirmar que “no Brasil uma máquina de preparar as democracias e esse máquina é a escola pública”. Afirmou ainda que continuará na luta em defesa da escola pública, da democracia e de um Brasil que dê liberdade e vez aos estudantes.

Por fim, saudou as deputadas e deputados que atuaram em conjunto com as entidades de estudantes, professores e demais trabalhadores para conquistas a vitória desta terça-feira. “Viva a luta!”, arrematou.

Assista à íntegra da fala de Pedro Gorki: