Vanessa Grazziotin diz que médicos cubanos não foram substituidos 

Senadora do PCdo do Amazonas fez denúncia no Senado

Vanessa

Em discurso nesta quinta-feira (13), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que não é possível dizer que a substituição dos médicos cubanos pelos brasileiros no Programa Mais Médicos é um sucesso e que a quase totalidade das vagas já foi preenchida, como a imprensa vem divulgando e o governo de transição acredita.

De acordo com a senadora, matérias de diversos jornais apontam que 97% das vagas abertas pelos editais para a seleção dos médicos para o programa já foram preenchidas, mas ela considera isso uma inverdade, pois o recrutamento ainda está ocorrendo. Os médicos cubanos, que atuavam no Brasil por meio de um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), deixaram o país após desentendimentos com o presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Vanessa citou a grave situação dos municípios afastados e nas comunidades indígenas e quilombolas, que atraiu poucos candidatos e cuja população está sem atendimento depois que os cubanos foram embora. Segundo ela, no Amazonas, das mais de 320 vagas deixadas pelos estrangeiros, só se inscreveram 228 profissionais interessados e apenas 22 haviam se apresentado até o momento. Dos sete Distritos Sanitários Indígenas do estado, apenas o maior, o de Manaus, teve um interessado, alertou.

A senadora destacou que, dos médicos que se apresentaram, grande parte sai do próprio Sistema Único de Saúde (SUS) buscando salários maiores, deixando as equipes de Saúde da Família dos municípios da periferia para se apresentar em outras cidades, desorganizando todo o sistema de assistência.

– Está errada essa forma de agir, o governo que vai entrar tem que entender, ele que sempre criticou, que era a ideologia que balanceava ou determinava as ações públicas [no governo PT], ele é que está fazendo isso. Sua ideologia atrasada e reacionária é que começa a ditar a política no Brasil. Isso é um crime, além de tudo, contra os direitos humanos das pessoas – afirmou.

Fonte: Agência Senado