Putin envia felicitações a Cuba pelos 60 anos da Revolução

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, felicitou hoje o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o líder do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, pelo 60.º aniversario da revolução na ilha, informaram os meios estatais cubanos.

Putin

Em mensagens distintas enviadas ao presidente Díaz-Canel e Raúl Castro, Putin disse que Cuba é um "aliado confiável" do seu país, noticiou a agência cubana Prensa Latina. O presidenterusso disse estar confiante na "continuidade do trabalho conjunto" tanto no que se refere à agenda bilateral como à internacional e deixou votos de bem-estar e prosperidade ao Governo e povo cubanos. Putin afirmou ainda que as relações bilaterais se encontram "numa fase muito boa" o que ficou confirmado com a primeira visita oficial do presidente cubano a Moscovo em novembro passado.

Durante a visita de Días-Canel à Rússia, Putin prometeu colaborar no processo de modernização e reforma da economia cubana, nomeadamente em setores como o dos transportes ferroviários e indústria petrolífera, com ambos os países a concordarem em estabelecer novos convénios comerciais. Nos últimos anos, Cuba e Rússia aumentaram as relações bilaterais restabelecendo a estreita cooperação mantida antes do desaparecimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, e estabeleceram novos acordos de cooperação económica.

Com informações do Diário de Notícias