Violência: Ataques criminosos causam terror no Ceará

O segundo governo do Governador Camilo Santana começou com o desafio de frear ataques violentos em Fortaleza e na Região Metropolitana. Em pouco mais de 24 horas, foram 28 ataques. O estopim para o início das ações criminosas teria sido a divulgação de intervenções no sistema prisional.

Violência: Ataques causam terror no Ceará

Os ataques teriam sido deflagrados após a determinação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) realizar uma “varredura” em todas as unidades prisionais do Estado com o objetivo de recolher celulares em poder dos presos e isolar lideranças de facções.

Transportes coletivos incendiados, órgãos públicos atacados, bancos metralhados, interrupção no serviço de terminais de ônibus são alguns casos que trouxeram medo à população e modificaram o cenário da cidade. A redução na frota de transporte coletivo, a suspensão da coleta de lixo em algumas regiões da capital, a demora para chegar em casa após o trabalho foram relatos de várias pessoas neste começo de ano.

Os ataques começaram na noite da última quarta-feira (02) e, ainda nesta sexta-feira (04), os transtornos prosseguem, obrigando o governador a solicitar ajuda federam para conter os atentados. Neste período foram contabilizadas pelo menos 30 ações criminosas no Estado.

Em boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará na noite da última quinta-feira (03), o órgão confirma a prisão de sete adultos e apreensão de quatro adolescentes por suposta participação em ações criminosas. De acordo com a secretaria, ocorreram nove crimes contra patrimônios públicos e uma tentativa de incêndio contra um posto de combustíveis, além de disparos de arma de fogo contra uma agência bancária. Na contabilidade das forças de segurança do estado, teriam ocorrido ainda incêndio de seis veículos que fazem o transporte coletivo e a explosão de bomba que danificou a pilastra de um viaduto na cidade de Caucaia.

Mais

Os transportes públicos vêm sendo acompanhados sob escolta policial e com redução da frota.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o envio de tropa federal ao estado do Ceará. Cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional seguem ainda nesta sexta-feira (04), para o estado e atuarão por 30 dias em ações de segurança e apoio à Polícia Federal (PF), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e às forças policiais estaduais.

No Ceará há 135 cadeias públicas e 12 penitenciárias. Apenas um presídio não está sob domínio de nenhuma das três facções que atuam no estado.

Conforme dados do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (Infopen), em junho de 2016 haviam 34.566 pessoas presas, 33 mil acima da capacidade prisional, sendo que mais de 65% delas não tinham sido condenadas pela Justiça.