Unegro afirma que posse de Maduro consolida democracia na Venezuela

Em nota divulgada após posse de Nicolás Maduro para seu segundo mandato como presidente da Venezuela, a Unegro afirma que o mandatário venezuelano tem sua legitimidade reconhecida por 67% dos eleitores que votaram na eleição presidencial, em maio de 2018. A entidade saúda o povo da Venezuela por sua capacidade de resistir às ingerências eternas capitaneadas pelo EUA e deseja sucesso à nova gestão, “principalmente nas lutas contra o racismo, o machismo e demais opressões de classe”.

Nicolás Maduro - Foto: Fotos Públicas

Leia a íntegra da nota:

Venezuela consolida democracia com posse de Maduro

Nessa quinta (10), Nicolás Maduro, ex-motorista de ônibus, tomou posse para o segundo mandato à frente do governo da Venezuela, cuja legitimidade veio por meio de eleições que ocorreram em maio de 2018. E, nas quais, o mandatário recebeu 67,7% dos votos válidos, conforme o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Este processo eleitoral foi reconhecido por Cuba, Equador, Nicarágua, Bolívia e El Salvador. É exemplo maior do exercício da soberania, da autodeterminação e escolha própria pela via da unidade nacional para superar os atuais problemas internos e superar a ofensiva do neoliberalismo contra a nação latino-americana. Assim, a posse de Maduro, além de ser uma expressão direta e democrática das urnas, pois contou com a participação massiva da população, é o ingrediente que faltava para dar continuidade aos programas de melhorias sociais, realizar os avanços necessários para prosseguir na trilha socialista e fincar, de vez, o caráter antiimperialista de seu governo.

Para o cônsul-adjunto da Venezuela em São Paulo, Robert Torrealba “a única coisa que a Venezuela exige de qualquer país no mundo é respeito. Respeito a nossa soberania e as decisões populares do governo. Esse deve ser o único caminho a seguir a partir de agora, caminho esse que garantirá a retomada do crescimento econômico e social do país.”

A Direção Nacional da Unegro respeita e saúda esta vibrante capacidade do povo venezuelano, ainda mais porque a maioria negra brasileira reconhece o povo venezuelano como irmãos, já que temos a mesma composição étnica e lutamos em trincheiras parecidas. Desta forma, a Unegro é contra qualquer forma de ingerência externa nos processos políticos do país, como tem feito o Brasil, Estados Unidos e o Grupo de Lima em ações que visam desestabilizar internacionalmente o governo de Maduro e vê a recente eleição e resistência ao ódio intervencionista como exemplos. Por isso, parabenizamos Nicolás Maduro desejando sucessos e alvissareiros frutos na gestão que se inicia, principalmente nas lutas contra o racismo, o machismo e demais opressões de classe!

Salvador, 10 de janeiro de 2019
Direção Nacional da Unegro