UNE: Coneb aprova frente ampla em defesa do Brasil e jornada de lutas

Estudantes defendem união em uma oposição radical a Bolsonaro e em defesa da autonomia da educação.

Coneb da UNE - Foto: UNE

O 15o Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), realizado em Salvador, foi encerrado neste domingo (10)junto com a 11ª Bienal da UNE. Após uma homenagem ao presidente da UNE na época da reconstrução da entidade Ruy César e um ato de encerramento do Festival Estudantil com as entidades irmãs UBES e ANPG, a plenária final do Coneb aprovou importantes resoluções que vão nortear as atividades da UNE no pŕoximo período.

Conjuntura

O documento de Conjuntura aprovado pelos estudantes convocou o movimento estudantil a contribuir para a construção de uma ampla frente democrática e popular em defesa do Brasil e em oposição radical ao governo Bolsonaro, que tenha espaço para todos os agentes que percebem a gravidade do momento que o nosso país vive e não admitem o retorno dos tempos mais sombrios da ditadura militar.

“A UNE foi capaz de atravessar mais de oitenta anos superando os desafios impostos a cada geração, por contar em sua organização com uma grande pluralidade de opiniões e correntes políticas, enraizadas nas universidades. Toda essa diversidade constitui em uma grande riqueza para os estudantes brasileiros e faz com que sua entidade máxima seja uma grande síntese do Brasil, diz trecho.

Educação

A resolução para Educação elencam uma série de posicionamentos do que diz respeito principalmente a manutenção das universidades públicas e de bolsas do PNAES e ProUni; ainda ações que garantam o financiamento do setor e a defesa da autonomia universitária “contra operações espetacularizadas e ilegais contra reitores. Em defesa da garantia do direito ao contraditório e respeito às investigações internas das universidades, sem abusos dos órgãos de controle da União”.

Movimento Estudantil

Não somos ninho de rato! Respondendo ao achincalhe do presidente Jair Bolsonaro o documento propõe o fortalecimento da rede do movimento estudantil para engrandecer a resistência de todos os setores democráticos em defesa dos direitos sociais, do patrimônio nacional e da democracia. Os estudantes querem veemência na luta contra qualquer criminalização da UNE ou suas entidades de base CAs e DAs e convocaram uma agenda de lutas. “Convocamos uma ampla Jornada de Lutas pelos CAs junto à UNE, que mobilize de forma unificada assembleias nas universidades de todo o país e organize manifestações no mês de março”, diz o texto que convoca também o 67º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE, fórum dos DCE, UEEs e executivas de curso que irá deflagrar o processo eleitoral ao próximo Congresso da União Nacional dos Estudantes e o 6º Encontro de Negros, Negras e cotistas da UNE na Universidade Federal Fluminense em Niterói-RJ, de 19 a 21 de Abril.

Carta de Salvador

A ‘’Carta de Salvador’’ foi assinada pela UNE, UBES e ANPG na plenária que encerrou a 11º Bienal da UNE. Em um tom fortemente político de unidade e resistência aos retrocessos, a carta repudia o autoritarismo do governo Bolsonaro e sua linha econômica estritamente ligada ao ultraliberalismo com privatizações e redução do Estado. Ainda, relembra a posição dos estudantes frente às lutas e conclama todos e todas a resistirem unidos.

‘’Em unidade, as entidades máximas de representação estudantil do Brasil saem de Salvador desafiadas a organizar uma grande frente para resistir às investidas neoliberais e conservadoras que enfrentamos em tempos tão obscuros. Assim como as mulheres foram o exemplo de luta contra Bolsonaro, vamos todos de mãos dadas ser linha de frente da resistência’’, diz.