Luciana Santos: “Combater a violência é prioridade”

Pernambuco foi o estado que mais reduziu o número de mortes violentas no país em 2018. O Brasil teve uma redução de 13% no mesmo período. É o que mostra um levantamento feito pelo portal G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Para a vice-governadora do estado o resultado é fruto de muitos investimento e trabalho para combater a violência

Luciana Santos - Foto: Teddy Falcão/Portal Vermelho

“Nosso estado conseguiu uma redução de 23% nos homicídios. Os números são resultado de muito investimento e muito trabalho. Apesar da crise econômica que o país atravessava, ao longo de 2017 e de 2018, o governo do estado fez maior investimento da história da segurança pública em Pernambuco. O combate à violência é nossa prioridade. Continuaremos trabalhando para alcançar resultados cada vez melhores. Para que todo pernambucano possa se sentir seguro”, comemora a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora do estado, Luciana Santos, em sua página no Facebook.

O governador Paulo Câmara usou também a rede social para comentar o resultado: “Esse resultado é fruto de muito trabalho e determinação. Mesmo com toda a crise, nós fizemos o maior investimento da história da segurança pública em Pernambuco, criando novas estruturas para as polícias, novos batalhões, delegacias especializadas, contratação de mais policiais e renovação das nossas viaturas e equipamentos. O Programa Pacto Pela Vida é uma política bem construída, na qual nós apostamos, acreditamos e estamos alcançando os resultados esperados. Continuaremos incansáveis na busca por uma redução ainda maior, que devolva a tranquilidade dos pernambucanos em todo o Estado”, destacou.

Riscos são sempre grandes

De acordo com o estudo, em todo o Brasil foram registrados 51.589 assassinatos no ano passado, ante 59.128 em 2017. Apesar da queda, o número de vítimas no país ainda é alto. São 24,7 mortos a cada 100 mil habitantes.

Para Bruno Paes Manso, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, a redução das taxas de homicídios ocorrida no Brasil em 2018 joga para as autoridades de justiça e de segurança pública um desafio importante: manter a tendência de queda das mortes intencionais violentas em 2019 e nos próximos anos. "A estabilidade fiscal e política das instituições será fundamental para manter a sustentabilidade da queda por período mais longo. Os riscos de retrocesso e do crescimento da violência são sempre grandes", afirma.

Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, dizem que o Brasil dá mostras de que é possível reagir de forma articulada e inteligente à escalada da violência. "Se o poder público e a sociedade aprenderem com as experiências de cooperação e integração de esforços entre diferentes entes e atores como as levadas a cabo em 2018, temos uma oportunidade ímpar de retomar o caminho para um país mais seguro e menos violento."

Clique no link e leia o texto do levantamento na íntegra.