Personalidades negras se solidarizam com a Vai-Vai após rebaixamento

Pela primeira vez na história do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Vai-Vai caiu do Grupo Especial para o Grupo de Acesso. O rebaixamento levou personalidades negras da Cidade – como o professor universitário Silvio Almeida, a filósofa Djamila Ribeiro e a deputada estadual Erica Malunguinho – a assinarem uma carta aberta em solidariedade à instituição.

Vai-Vai

“Assim como a escravidão e o racismo não conseguiram definir a nossa humanidade, um concurso, por mais respeitável e marcado pela lisura que seja, não define uma instituição com o peso histórico e a tradição do Vai-Vai”, afirma o texto. “Um resultado adverso não apaga o fato de que se trata de uma escola de samba que, localizada no coração de São Paulo, genuinamente se mantém conectada com sua identidade negra.”


Confira abaixo a íntegra do texto:

O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai (Escola de Samba Vai-Vai) foi fundado em 1º de janeiro de 1930. Desde então tem sido importante símbolo de resistência, luta, inovação e altivez do povo negro paulista. Em seus 79 anos de existência, o Vai-Vai sagrou-se como a grande campeã do carnaval de São Paulo, tendo conquistado o título por 15 vezes. Mas o Vai-Vai é, acima de tudo, uma escola de samba no sentido mais nobre da palavra: lá se aprende o samba; lá o samba é disciplina, é respeito, é capoeira e é culto aos Orixás e à ancestralidade africana.

Neste momento reafirmamos nosso respeito e nosso amor pelo Vai-Vai. Assim como a escravidão e o racismo não conseguiram definir a nossa humanidade, um concurso, por mais respeitável e marcado pela lisura que seja, não define uma instituição com o peso histórico e a tradição do Vai-Vai. Um resultado adverso não apaga o fato de que se trata de uma escola de samba que, localizada no coração de São Paulo, genuinamente se mantém conectada com sua identidade negra, não apenas na escolha dos enredos, mas nos processos de decisão sobre os rumos da escola.

Onde o Vai-Vai estiver, nós estaremos. Onde o Vai-Vai desfilar nós desfilaremos. Quando os componentes cantarem o samba nós cantaremos também. Se toparmos com a tristeza, não deixaremos de chorar; mas na alegria, não haverá lugar em que nossa folia não será ouvida. Cantaremos e dançaremos para saudar nossos(as) ancentrais: Benedito Sardinha, Livinho, Lorito, Fredericão, Pé Rachado, Chiclé, Dona China, Dona Odete, Olímpia, Sandrinha, Cleusa Rossi, Cleuzi Penteado, Geraldo Filme e tantos(as) outros(as). Saudaremos, também cantando e dançando, aqueles e aquelas que ainda virão.

O Quilombo do Futuro já existe! Com o Vai-Vai, o samba sempre vai amanhecer, porque o território do Bixiga é nosso quilombo, não importa o que aconteça. Quem duvida, vai no Bixiga pra ver. E pode ter certeza que estaremos lá!

Assinam:

@silviovlq
@djamilaribeiro1
@isisvergilio
Erica Malunguinho
@raymundojonathan
AD Junior
@patricia.santosea
Maria Gal
@mafoane
@nilzairaci
@marcamonicanjos
Kenia Maria
@rachelomaia
@elianedias_
@kattiiuscia