Carol Proner celebra abertura de investigação contra Deltan Dallagnol

A jurista Carol Proner comemorou a abertura de procedimento pela Procuradoria Geral da República PGR para investigar os atos dos procuradores da Lava Jato que criaram uma fundação a fim de gerir R$ 2,5 bilhões, fruto de um acordo com os EUA e Petrobras.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carol Proner

Carol Proner, que é professora de Direito da UFRJ, fez criticas direita ao coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol.

“O Deltan é aquele do power point, o picareta que achincalhou a imagem do Ministério Público a ponto de despertar horror e vergonha entre os pares”, disse no Twitter.

Ela lembrou que a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e a Associação de Juízes para a Democracia (AJD) protocolaram na quarta-feira (13) documento junto à PGR pedindo esclarecimentos sobre o acordo.

O documento faz questionamentos sobre “quais contrapartidas o Brasil ofereceu aos Estados Unidos para que 80% do valor da multa por crimes cometidos naquele país fossem repassados ao nosso?” e “qual a base legal para que o valor tenha sido depositado para a 13ª Vara Federal de Curitiba?”.

“Eles recuaram, mas não explicam nada sobre o acordo com os EUA e com a Petrobras. É dever do órgão esclarecer bem a respeito dessas questões, com base na lei de acesso à informação”, diz a jurista.