Governo do Maranhão realiza Caravana da Saúde em São Luís

Foco da ação é conscientizar e combater o câncer de colo de útero no estado

Flávio Dino participa da primeira edição do Mais Saúde em 2019 - Handson Chagas
O Governo do Maranhão realiza neste sábado (23), a primeira ação de 2019 do Mais Saúde Mulher. A campanha começou às 8h da manhã e vai até às 17h, no Centro de Ensino Bacelar Portela, no bairro Ivar Saldanha, e faz parte da programação do Março Lilás, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria da Mulher (Semu). O foco é conscientizar e combater o câncer de colo de útero, além de realizar consultas em ginecologia, exames preventivos, consultas em clínica médica, pediatria, dermatologia e nutrição.
 
Presente no lançamento da evento, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), comentou a iniciativa. “É uma ação importante do Governo do Estado nas comunidades, a partir da Secretaria da Saúde e da Semu, mas que envolve outras secretarias. A Caravana da Saúde é um trabalho extremamente valioso para as comunidades de São Luís e do interior. Então, temos que parabenizar o governador Flávio Dino e o Secretário Carlos Lula”, disse.
 
Durante o Mais Saúde Mulher haverá também as aferições de pressão e glicemia, oferta de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis e HIV, consultas com farmacêutico do Programa Farmácia Viva, para prescrição de fitoterápicos e remédios de plantas medicinais, além de Espaço Beleza e atendimentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (massoterapia, reiki e auriculoterapia).
 
A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) será oferecida para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Outras vacinas disponíveis à população no Mais Saúde Mulher são meningite (meninas e meninos de 11 a 14 anos), a dupla (dT), hepatite B, febre amarela e tríplice viral. Estarão disponíveis, ainda, as doses das vacinas pneumocócica conjugada, Poliomielite (vírus inativado -VIP) e poliomielite oral (VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, DTP e varicela.