UNE e Ubes fazem campanha “Vélez não fica!” nesta segunda-feira

Diante da crise que a Educação brasileira enfrenta com o colombiano Vélez Rodríguez à frente do comando do Ministério da Educação (MEC), entidades estudantis como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), convocam os estudantes para participarem da campanha "Veléz não Fica, Fora Vélez".

campanha UNE e Ubes

Em vídeo divulgado nas páginas das entidades, a presidenta da UNE, Marianna Dias e Pedro Gorki, da Ubes convocam os estudantes para participarem da campanha colando cartazes nas universidades e escolas do país, além da mobilização nas ruas e nas redes, nesta segunda-feira (8), data em que o presidente Bolsonaro disse que definiria a situação do MEC. "Será o dia do fico ou não fico" de Vélez, disse ele à imprensa na última sexta-feira (5).

Indicado pelo guru ideológico de Bolsonaro, o filósofo Olavo Carvalho, Vélez enfrenta uma série de dificuldades baseada em declarações e posições polêmicas. Desde que assumiu a pasta o ministro tomou medidas ilegais como quando enviou circular para as escolas pedindo que os alunos fossem filmados cantando o hino e entoando o slogan de campanha de Bolsonaro.

No início de março, Vélez faz uma série de demissões no MEC, exonerando importantes quadros técnicos e culminando em outros pedidos de demissões no ministério. No fim de março, Vélez anuncia outra polêmia: propõe alterar livros didáticos, segundo ele para "resguatar" outra visão sobre o golpe militar de 1964. Segundo a UNE, "o papel do MEC é garantir a regular distribuição do livro didático e preparar o livro didático de forma tal que as crianças possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história."

Com a falta de propostas sérias e eficazes para a melhoria da qualidade e infraestrutura para a Educação do país, as entidades acreditam que a pressão da sociedade possa determinar na saída do ministro.

📣 Campanha #VélezNãoFica 📣

"A resposta dos estudantes é que por uma escola e universidade de qualidade, para todos e todas, democrática, com investimento e sem mordaças, dizemos: Vélez não fica!".

O convite também é que todos participem com postagens de mensagens no Twitter às 10h (desta segunda) com a hastag #Véleznãofica, "não aceitamos que a educação seja sacrificada pela crise dentro do MEC".

As entidades pedem ainda que sejam enviadas "fotos e vídeos nas redes sociais da Ubes e da UNE.

Assista o vídeo: