Ato político pela liberdade de Lula enche de cor as ruas do Recife 

Cerca de dez mil pessoas participaram, neste domingo, no Recife, do ato político-cultural em protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em defesa de sua liberdade. O ato político foi precedido de intensa programação cultural, com shows de samba e desfile de maracatus, agremiações carnavalescas e do Blocão da Democracia, que reuniu cerca de dez blocos, entre eles o Eu Acho é Pouco, o Azougue Seu CUCA e Nóis, em desfile pelas ruas do Bairro do Recife. 

Ato político pela liberdade de Lula enche de cor o Recife Antigo - Divulgação

Lideranças políticas e militantes de partidos progressistas também marcaram presença na mobilização, como o presidente estadual do PCdoB de Pernambuco, Marcelino Granja; o deputado federal Carlos Veras (PT) e os deputados estaduais João Paulo (PCdoB) e Carol Vergolino (Psol) – integrante das Juntas.

“O drama que Lula está vivendo neste momento não é só de Lula é um drama de quem está aqui lutando pela liberdade de Lula, mas acima de tudo também pela liberdade do povo brasileiro”, disse o deputado João Paulo (PCdoB-PE) ao discursar no evento. O parlamentar comunista garantiu ainda que a luta não vai cessar. “Nós não vamos nos calar enquanto Lula estiver preso, enquanto este Brasil estiver ameaçado, a nossa democracia, enquanto os direitos dos trabalhadores estiverem ameaçados”.

Em sua página no Facebook, a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, registrou: “Por todo o Brasil, para milhares de brasileiros, o domingo foi de emoção e luta. Porque a nossa Constituição determina que ninguém pode ser preso sem provas. E, há um ano, no dia 7 de abril, o ex-presidente Lula foi preso, numa condenação que não tem base legal, apenas convicções políticas".

Luciana destacou ainda que "o dia 7 de abril, portanto, virou símbolo de uma injustiça sem tamanho, que materializou mais uma etapa de um golpe, que, no fundo, é contra o povo. Por isso, neste domingo, as ruas ficaram vermelhas para defender #LulaLivre, que é também defender a Constituição e a liberdade de todos nós. A luta pela democracia e contra o retrocesso passa por #LulaLivre. As imagens vindas de todo o país mostram a força da resistência”.

Em Caetés, Agreste do estado, dezenas de pessoas participaram da vigília seguida de caminhada de Garanhuns até o Sítio Várzea Grande onde Lula nasceu. O ato político-cultural teve a participação do MST.

Do Recife, Audicéa Rodrigues com informações da imprensa local.