Amazônia Real ganha Prêmio Rei da Espanha de Meio de Comunicação

A Amazônia Real foi merecedora da mais importante premiação de jornalismo nas línguas portuguesa e espanhola: o Prêmio Rei da Espanha de Meio de Comunicação de Maior Destaque da Ibero-América. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (30), na Casa América, em Madri. A jornalista e editora de conteúdo Elaíze Farias recebeu o troféu das mãos do rei Felipe VI.

Amazônia Real - Agência EFE

Na solenidade, que contou com a participação do editor de fotografia da agência, Alberto César Araújo, foram destacados o trabalho épico, a solidez e o prestígio de uma pequena equipe de jornalistas que trabalha com informações locais, em Manaus, no Amazonas.

Os prêmios de jornalismo internacional Rei de Espanha, em sua 36ª edição, reconheceram o trabalho de jornalistas de mídias da Espanha, Venezuela, México, Argentina, Brasil, Bolívia, Nicarágua e Portugal, nas categorias: imprensa, rádio, televisão, fotografia, jornalismo digital e jornalismo ambiental e desenvolvimento sustentável. A premiação é promovida pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Durante a premiação, o rei Felipe VI pediu que os jornalistas recuperem “a essência do bom jornalismo” como uma maneira de transmitir histórias confiáveis aos cidadãos, para preservar o rigor, a independência e a imparcialidade da mídia e lutar contra a disseminação de notícias falsas.

“Parabenizo o trabalho valente dos jornalistas, que contribuem para a formação de sociedades mais livres e mais democráticas”, disse o rei Felipe VI, que presidiu a cerimônia na Casa América.

Em entrevista à agência EFE, a jornalista Elaíze Farias afirmou que a conquista do Prêmio de Jornalismo Rei da Espanha dá mais visibilidade à necessidade de defender a região amazônica das ameaças que ela sofre constantemente e criticou as políticas ambientais e da demarcação dos territórios indígenas do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ela, o prêmio “dá mais visibilidade ao nosso trabalho, diante do aumento de ameaças por grandes empresas de mineração, agroindústria e as grandes potências econômicas, principalmente, neste momento político de grande pressão sobre a Amazônia e seu povo”, afirmou Elaíze, que é cofundadora da Amazônia Real, com a jornalista Kátia Brasil.

“Esse prêmio valoriza o trabalho da Amazônia Real e nos encoraja a continuar fazendo um jornalismo denso, investigativo e ético sobre as populações amazônicas”, completou a jornalista.
“A importância desse prêmio para a mídia independente e para a região amazônica é única. Sermos reconhecido neste momento político tem uma credibilidade muito grande para toda a imprensa brasileira”, disse o editor Alberto César Araújo.

A agência independente de jornalismo Amazônia Real foi criada em 21 de outubro de 2013, com a missão de produzir grandes histórias da Amazônia e suas populações, especialmente aquelas que têm pouco espaço e visibilidade na chamada grande imprensa brasileira.

Sem fins lucrativos, o trabalho da Amazônia Real é fazer jornalismo ético e investigativo, com uma linha editorial em defesa da democratização da informação, liberdade de expressão e direitos humanos. O site da agência na internet é lido em mais de 180 países e conquistou mais de 3 milhões de leitores.