Exonerações no IBGE podem ser início de caça às bruxas

Presidente do órgão faz limpa para silenciar críticos.

y

Bernardo Mello Franco, colunista do O Globo, informa que a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, exonerou nesta segunda-feira o diretor de pesquisas do instituto, Cláudio Crespo. Ele era um dos principais técnicos contrários ao corte de verbas do Censo 2020, ordenado pelo ministro Paulo Guedes.

Servidores do IBGE afirmam que a retirada de recursos e a redução dos questionários devem comprometer a qualidade da pesquisa. Na sexta passada, técnicos foram avisados informalmente de um corte de 87% nas verbas para a preparação do Censo ainda em 2019. Questionada pela coluna, diz Bernardo Mello Franco, na sexta-feira, a presidente do IBGE disse se tratar de “fake news”. Ela alegou que o tamanho do corte ainda não estaria definido.

Crespo será substituído pelo demógrafo Eduardo Rios Neto, que não faz parte dos quadros do IBGE. Também foi exonerado o diretor de Informática, José Santana Beviláqua, que será substituído pelo economista David Wu Tai. Entre servidores do IBGE, há temor de que a presidente tenha iniciado uma caça às bruxas para silenciar os questionamentos aos cortes, diz o colunista.