Yvonne Miller: As páginas mais bonitas de nossas histórias (convite)  

 

As páginas mais bonitas da nossa história

O que é que Yaa Gyasi, Gabriel García Márquez, Franz Kafka e Kah Dantas têm em comum? Livros. Livros que nos acompanharam na mochila andando de lá pra cá, nas horas de calor e cansaço no ônibus, preso no trânsito, no balanço da rede, nas fugas da solidão, na cama de um hospital, no frescor da noite virada sem conseguir tirar os olhos das páginas. São seus personagens em que vimos refletidos nossos sonhos, nossas paixões, nossas tristezas e loucuras, nossas dores e alegrias, nossas lutas. São suas histórias que se misturaram com as nossas. Suas palavras que inspiraram as nossas. São escritores cujas obras fizeram a diferença. Sangue que virou tinta que virou sangue que está virando tinta. Tinta de Paginário. 

 
A coletânea, organizada pela escritora Anna K e publicada pela Aliás Editora, reúne vinte e três narrativas de autoras e autores que participaram da oficina de escrita literária “Leitores, livros e as histórias de cada um” em outubro de 2018 – aquele outubro triste e poderoso em que as mulheres tomaram a frente e transformaram as cidades Brasil afora num mar lilás, aquele outubro em que íamos à rua para derrotar o ódio e pregar o amor, aquele em que acordávamos uma manhã e ecoava “Ele não, ele não, não, não!”, aquele em que juntávamos nossas vozes num grito uníssono de luta e resistência. O Paginário nasceu naquelas horas, daquele contexto histórico, daquela atmosfera. E é por isso que Kah Dantas, escritora cearense, escreve no prefácio: Além de ser uma obra de vinte e três escritores “sobre os livros que mudaram suas vidas, é também um chamado à luta poética e social que travamos para além das páginas em que mergulhamos, reforçando os votos que fizemos, um dia triste, de nunca soltarmos as mãos de ninguém. Uma declaração de amor aos livros não bastaria; era preciso transformar esse amor em munição.”
 
Paginário quer dizer “as páginas preferidas dos livros”. Ou – como diz a organizadora da coletânea, Anna K: “São as páginas mais bonitas de nossas histórias, narradas em livro livre, lindo e fabuloso!” 
 
Isto é um convite. Se você gosta de ler, se você gosta de escrever, se você gosta de saraus, se você gosta de conhecer autoras e autores novos, se quer se juntar ao movimento poético, ou se simplesmente ficou [email protected], venha celebrar a literatura e faça parte do lançamento do Paginário; com a presença da organizadora e dos autores, sessão de autógrafos e leitura autoral. 
 
Quando: 10 de maio (sexta-feira), às 19 horas
Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte, Av. Aguanambi, 282, José Bonifácio, Fortaleza
Entrada gratuita
Preço do livro (112 páginas): R$ 25 
 
* Autoras e autores: Argentina Castro, Delmisa Fonteles, Dhelma Fonteles, Fabrício Saldanha, Flávio Filho, Fleuri Cardoso, Francisca Holanda, Gabriela Alves, Galbia Angélica Goiana, Jessika Sampaio, João Manoel da Silva Queiróz, Juliana Guedes, Liliana Ripardo, Lisiane Forte, Marcello Camelo, Magda Helena Maya, Neyara Furtado Lopes, Pâmela Cariri, Rafael de Mesquita, Rebeca Gadelha, Sávio Mariano, Tânia de Castro, Thiago Noronha, Yvonne Miller. Capa: Raisa Christina.
 
** Mais informação sobre o livro: https://www.instagram.com/paginario.livro/; https://www.youtube.com/watch?v=424kfQ5XdZg&t=9s