Aos 90 anos, Tereza ensina a olhar o mundo com espanto e esperança

Há uma frase de Picasso que diz que “é preciso muito tempo para se tornar jovem”. E, quando olho para a artista plástica Tereza Costa Rêgo – que este ano completou 90 anos – continuo a enxergar nela um pouco de menina. Porque ela preserva uma inquietação, uma rebeldia e um desejo de descoberta e de realização que são próprios da juventude. Tereza está sempre a nos provocar.

Por Luciana Santos*

Luciana ao homenagear Tereza Costa Rego em seus 90 anos - Foto: Pedro França

Há vários aspectos dessa ilustre pernambucana que mereceriam ser destacados. Mas, em um momento de tantos retrocessos, em que a cultura e o livre-saber são alvo de ataques, acho que é muito importante ressaltar o papel de nossos artistas para a história e a construção de nossa identidade.

Um artista é a memória de um povo, é parte da construção simbólica de uma nação. E se tivermos que resumir qual é o papel da arte, eu diria que é nos fazer refletir, pensar de forma crítica. Exatamente o que esse grupo que está no governo federal hoje quer nos tirar. Então, nesses dias, mais que nunca, arte é resistência.

E isso tem tudo a ver com a pintura de Tereza Costa Rêgo. Muitos artistas têm nos ajudado a contar a história do mundo e de nós mesmos. O mesmo Picasso, que citei acima, disse também que a “pintura não é feita para decorar os apartamentos, é um instrumento de guerra ofensiva e defensiva contra o inimigo”.

Então, se a Espanha teve Picasso e a sua Guernica, se os mexicanos tiveram os seus muralistas, nós temos a nossa Tereza, com suas batalhas, suas denúncias em vermelho, suas mulheres nuas, suas janelas a se debruçar sobre Olinda, seus gatos, tatus e cabras. Suas maçãs.

Intérprete de seu tempo, Tereza tem usado os fatos de nossa construção histórica como matéria-prima de sua narrativa pictórica. Sua obra é política. Trata das principais lutas do povo brasileiro. Uma jornada feita de sangue e suor, mas também de poesia. Precisamos da arte, sobretudo em tempos de sombras.

A obra e os posicionamentos de Tereza nos instigam a combater aqueles que são os inimigos de nosso tempo: a falta de liberdade, a opressão, a desigualdade, o obscurantismo.

Ela é uma mulher à frente de seu tempo, que quebrou paradigmas, numa época em que as mulheres eram criadas para, no máximo, enfeitar a sala, não para se fazer ouvir. Tereza rompeu com as estruturas. Saiu pela porta da sala, ganhou o mundo. Permitiu-se o amor, foi viver com seu companheiro, o dirigente comunista Diógenes Arruda Câmara, em um momento em que ser comunista era punido com perseguição, tortura e morte.

A maior pintora de Pernambuco e uma das maiores do país conquistou reconhecimento pela sua obra, por seu engajamento e também por seu trabalho como gestora. Eu tive a honra de trabalhar com Tereza na Prefeitura de Olinda e de dividir com ela o mesmo partido e, portanto, os mesmos desejos de um amanhã mais justo e fraterno. E tenho a honra de manter com ela não apenas uma relação institucional, mas sobretudo de afeto.

Para mim, falar de Tereza é falar de um mundo todo de beleza e luta. Como vice-governadora, digo que ela orgulha muito nosso Estado. Como presidente nacional do PCdoB, destaco que ela nos inspira a seguir em frente. Como mulher, vejo nela um exemplo de liberdade.

Soube que ela está pintando um novo quadro, no qual uma mulher está dando à luz. Nada mais simbólico. Que – nesse momento de retrocessos, de ataque à democracia, aos nossos direitos, ao conhecimento e à nossa cultura – a arte, os saberes e fazeres de nosso povo nos ajudem a parir um novo tempo.

Neste ano em que celebramos os 90 anos dessa pintora, eu resgato a forma como Eduardo Campos uma vez se referiu a ela: Tereza é uma guerrilheira dos sonhos. Só temos a agradecê-la, por seguir nos ajudando a mirar o mundo e nós mesmos com olhos de uma menina, cheios de espanto e esperança.

*Luciana Santos é vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB.

Veja abaixo fotos da homenagem feita à Tereza Costa Rêgo pela Assemleia Legislativa de Pernambuco, uma proposta pelo deputado João Paulo (PCdoB). O evento contou com a presença do Homem da Meia-noite e de agremiações carnavalescas, como Elefante, Pitombeira, Eu Acho É Pouco, Ceroula e Bloco da Ema:

Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife; Tereza Costa Rêgo; Nina Rozowykwiat, bisneta;  deputado João Paulo e Luciana Santos (Foto: Diego Galba)


Tereza e a bisneta Nina Rozowykwiat (Foto: Pedro França)


Mesa da homanegem à Tereza Costa Rêgo (Foto: Diego Galba)


Tereza também foi homenageado por agremiações carnavalescas como o Homemda Meia-noite (Foto: Pedro França)

Familiares e amigos prestigiaram a homenagem à Tereza (Foto: Pedro França)

Tereza reverencia o Hoem da Meia-noite (Foto: Diego Galba/VG)