No Recife, líderes cobram o fim dos cortes na educação. Veja o vídeo 

Diversas lideranças sindicais, políticas e estudantis se manifestaram durante o grande ato em protesto contra os cortes nos orçamentos das universidades e dos institutos federais, contra a reforma da Previdência e pela democracia, realizados no Recife no dia15 de maio. Entre elas, a vice-governadora do estado e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos; o presidente da CTB-PE, Helmilton Beserra; a vice-presidenta do Sintepe, Valéria Silva; a presidenta da UEP, Manuela Mirela. 

“Ninguém solta a mão da educação” é mote do protesto no Recife - Inês Campelo/Marco Zero

“É um dia muito simbólico em que a reação popular está mostrando que nós temos uma capacidade de luta muito grande. Todas as vezes que mexem com os interesses da educação, dos trabalhadores, daqueles que mais precisam dos investimentos do Estado nós vamos reagir. E, por isso, eu quero aqui dar os parabéns ao povo pernambucano por toda essa demonstração de luta. Vamos vencer e rumo à Greve Geral no dia 14 de junho”, destacou Luciana Santos.

“Nós estamos na rua hoje porque o governo Bolsonaro não prioriza a educação. A gente está na rua hoje contra os cortes na educação superior em nosso país e em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Não dá mais para suportar esses cortes, essa desvalorização na educação porque quando se mexe com a educação está se mexendo com o futuro dos jovens brasileiros e a gente não pode admitir isso”, afirma Nelson, coordenador geral do DCE da Universidade de Pernambuco (UPE).

Assista esses e outros depoimentos no vídeo abaixo.

Do Recife, Audicéa Rodrigues