Marcelo Mário de Melo lança novo livro de poemas políticos no Recife

O jornalista e escritor Marcelo Mário de Melo lançou na noite desta sexta-feira (24) seu novo livro de poemas políticos Adversos Resistentes. O evento teve também como motivação comemorar os 75 anos do autor, o aniversário dos ex-companheiros de prisão na ditadura militar, Alanir Cardoso e Alberto Vinícius, bem como os 59 anos de atuação do escritor na esquerda. Denominada Sarau da Liberdade, a festa abriu o microfone para poetas, artistas e falas. Tudo ao estilo informal do anfitrião.

Marcelo Mário de Melo lança novo livro de poemas políticos no Recife - Divulgação

Segundo Marcelo, o livro é voltado para a resistência ‘ao neoliberalismo, ao neofascismo e ao neomachismo’. “Nele, coloco também os dedos nas feridas, estimulando a militância de esquerda a abrir os olhos, superar fórmulas falidas de atuação e renovar a mobilização, a comunicação e a organização do movimento popular, incrementando a participação efetiva das bases na resistência democrática e ampliando o envolvimento da população em manifestações e campanhas”, explica.

São 91 textos, divididos em três capítulos: Fios e Desafios; O Fio da História; e Desembaraçando os fios. Em um dos poemas Marcelo reitera a sua fórmula poético-política, ao propor: “atravessando as águas de amargura/dia a dia/ com os remos/do humor e da poesia”.

“A maioria desses poemas foi escrita antes do segundo turno das eleições presidenciais de 2018, ante a lamentável certeza do resultado eleitoral que ocorreu e antecipando a resistência poético-política. Juntam-se a eles, outros anteriores e posteriores às eleições, além de alguns já publicados, mas sempre presentes, porque tocam em questões permanentes, no horizonte do processo histórico, que pede sintonia entre trilha e rumo, semana e século, vaga-lume e estrela”, diz.

O prefácio é do cientista político e professor da UFPE, Michel Zaidan, que afirma: “Marcelo é um artesão cuidadoso, não só para com as palavras. Ele faz política, conscientiza, esclarece e mobiliza as pessoas para o bom combate”.

“AdVersos Resistentes é dedicado a dois militantes do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), da Paraíba, José Bernardo da Silva e Rodrigo Celestino, assassinados por pistoleiros encapuzados que invadiram o acampamento Dom José Maria Pires no município de Alhandra-PB, em 8 de dezembro de 2018. O primeiro poema do livro homenageia a pintora pernambucana Teresa Costa Rêgo, entre vários outros dedicados a militantes e pessoas ligadas às lutas democráticas. A capa, as ilustrações e a programação visual são do cartunista e designer gráfico RAL – Romildo Araujo Lima”, destaca ainda o autor.

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações do autor.