Humberto Costa cobra apuração sobre mensagens vazadas da Lava Jato

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), cobrou uma ampla investigação das mensagens trocadas entre o então juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, e o procurador da República Deltan Dallagnol. Segundo o senador, as conversas entre o ex-juiz e membros do Ministério Público “representam, na melhor das hipóteses, uma infração gravíssima à ética”.

Plenário - Pedro França/Agência Senado

Nos diálogos, Moro e Dallagnol debatem estratégias para a atuação da Lava Jato, buscam argumentos para justificar a sentença condenatória do ex-presidente Lula e até estratégias para impedir uma possível vitória do candidato à presidência da República pelo PT, Fernando Haddad.

“Já havíamos denunciado o processo de perseguição contra o ex-presidente Lula, a sua condenação e prisão sem provas. Agora, tudo isso está absolutamente comprovado de uma maneira farta. Precisamos cobrar do Conselho Nacional do Ministério Público, do Conselho Nacional da Justiça e do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) que se faça uma investigação aprofundada, inclusive no Congresso Nacional, para que possamos investigar esse caso e punir exemplarmente os responsáveis”, afirmou o senador.