Parlamentares mexicanos não aceitam imposição de Trump

Presidente dos Estados Unidos pretende que fazer do México uma zona tampão para conter os migrantes. 

Trump Obrador

Parlamentares do Movimento de Regeneração Nacional (Morena), ao qual pertence o presidente López Obrador, disseram que o México não aceita se tornar uma zona tampão para manter os migrantes fora dos Estados Unidos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que fazerdoMéxico um “terceiro país seguro”, o que forçaria o México a receber pedidos de asilo de migrantes que chegaram aos Estados Unidos.

Para Porfirio Muñoz Ledo, presidente da Câmara dos Deputados e veterano do Morena, a exigência de Washington seria uma perda inaceitável de soberania. "Eles querem nos converter em um país enjaulado", afirmou no Congresso, pouco antes de afirmar em uma rádio local que Trump estava usando “terror econômico” para pressionar o México e que o país não deveria se render a ele. O líder da legenda no Senado, Ricardo Monreal, também criticou a proposta. "Um acordo de terceiro país seguro seria inadmissível", afirmou.

Nesta sexta-feira, o chanceler Marcelo Ebrard voltou a dizer que o México não aceitou que os Estados Unidos enviem ao país um número ilimitado de solicitantes de refúgio. Em uma entrevista coletiva, ao lado de López Obrador e dos governadores dos estados do Sul do país, mais afetados pela imigração irregular — Chiapas, Oaxaca, Tabasco, Campeche e Veracruz — Ebrard pediu o apoio das agências internacionais como a ONU para tratar do tema.

Com agências