Ciro diz que investimento brasileiro é pior desde a 2ª guerra mundial

“Nós estamos terminando a pior década, em matéria de desenvolvimento econômico, dos últimos 120 anos do Brasil”, afirmou Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, ao fazer um balanço dos seis primeiros meses do governo Bolsonaro.

Ciro PDT - Divulgação

Nas despesas do Governo central, segundo Ciro, é onde se anuncia a tragédia. A área de investimento é a menor, desde o período da 2ª guerra mundial. “O Brasil está deprimindo investimento sem precedentes”, lamentou Ciro.

O pedetista mostrou, por exemplo, a questão da infraestrutura, com 24 mil obras paradas em todo o País, e a área da educação, cuja queda nos investimentos começou a declinar em 2014, e continua a se agravar.

Outro dado alarmante é o número de inadimplentes, que já chega a mais de 62 milhões de pessoas físicas, um problema macroeconômico, diz Ciro, e que também atinge as micro e pequenas empresas hoje são mais de 5 mil inadimplências nesta faixa, situação provocada, entre outros fatores, pelas políticas de juros “estúpidas”, na classificação de Ciro.

A falta de investimentos na área da saúde também trouxe dados preocupantes para o Brasil, incluindo a área de imunologia, que culminou na perda do Certificado Internacional de erradicação de sarampo, concedido ao Brasil pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2016.

A oferta de vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) não tem sido suficiente para garantir a taxa desejável de cobertura vacinal da população.

Todos esses sintomas avaliados e levantados pelo Observatório Trabalhista, na visão de Ciro Gomes, apontam para o fato de que o ano de 2019 caminha para uma estagnação e uma recessão.