Comitê Burle Marx cria conselhos gestores para cada jardim histórico 

O Comitê de Jardins Históricos Burle Marx, da Prefeitura do Recife, deu mais um passo para finalizar o Plano de Gestão e Conservação do conjunto arquitetônico e urbanístico formado por seis praças da cidade cujos projetos paisagísticos foram idealizados pelo paisagista Roberto Burle Marx (i.m.). Em reunião realizada hoje (05), o colegiado revisou o Plano de Gestão e discutiu a criação de conselhos gestores para cada um dos espaços. A proposta é integrar um representante de cada grupo ao Comitê. 

Comitê Burle Marx cria conselhos gestores para cada jardim histórico - Antônio Nunes

Serão criados conselhos gestores das praças de Casa Forte, o primeiro jardim público idealizado por Burle Marx, em 1934; Euclides da Cunha (Madalena); Derby; Salgado Filho (Aeroporto); Faria Neves (Dois Irmãos); e da República/ Jardins do Palácio do Campo das Princesas.

Segundo a coordenadora do Colegiado, Janaína Granja, também se debateu no encontro a intenção do grupo de submeter o Plano de Gestão e Conservação à apreciação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e, em seguida, fazer a entrega oficial do documento ao prefeito Geraldo Julio. Posteriormente, serão elaborados, juntamente com os moradores das áreas próximas, os Planos de Manejo de cada um dos jardins.

Semana Burle Marx 2019

Outro tema na pauta da reunião de hoje, de acordo com Janaína, foi a realização da Semana Burle Marx, que, como em 2018, vai estender-se por todo o mês de agosto, incluindo, vasta programação envolvendo alunos da rede municipal de ensino em atividades voltadas para a educação patrimonial. “A ideia é iniciarmos as atividades no dia 04 de agosto, data de nascimento de Burle Marx”, disse a coordenadora.

Comitê de Jardins Históricos

Além de planejar e realizar a Semana Burle Marx, que é pensada para destacar o importante patrimônio cultural e paisagístico do Recife, é tarefa do Comitê atuar na linha da educação patrimonial, bem como acompanhar a elaboração dos planos de gestão de jardins históricos. “Penso que o Comitê é o guardião desse espaço importante de participação do poder público e da sociedade, responsável por zelar pelo nosso patrimônio, histórico, cultural e ambiental”, destaca Janaína Granja.

O Comitê de Jardins Históricos Burle Marx foi instituído em outubro de 2018 por meio do Decreto 31.853 e engloba 19 entidades. Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas Secretarias municipais de Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento Urbano e Turismo, Esportes e Lazer.

Do Recife, Audicéa Rodrigues