29º Festival de Inverno de Garanhuns reúne mais de 500 atrações  

Começou quinta-feira (18), a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Durante dez dias o evento reunirá as mais ricas manifestações culturais do estado e do Nordeste traduzidas em diversas linguagens artísticas. Este ano, o FIG homenageia o cantor paraibano Jackson do Pandeiro para marcar os 100 anos de nascimento do cantor. Na programação mais de 500 atrações se apresentarão em 21 polos. O investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 8,5 milhões. 

29º Festival de Inverno de Garanhuns reúne mais de 500 atrações - Léo Caldas

O espetáculo teatral O som e a sílaba, do ator/diretor Miguel Falabella, abriu o festival, quinta-feira (18). Ainda na programação teatral, nesta segunda-feira (22), o ator Matheus Nachtergaele faz sessão extra de sua peça “Processo de Conscerto do Desejo”. Além da sessão das 18h, o ator encenará o monólogo às 16h, no Teatro Luís Souto Dourado. A programação literária celebra a vida e obra do poeta e agitador cultural Jomard Muniz de Britto.

Na área musical, apresentações de Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Maria Rita, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido, Zélia Duncan, Céu, Otto, Jards Macalé, Ave Sangria, entre outros. A programação musical acontece em seis palcos: Mestre Dominguinhos; Pop; Forró; Instrumental e Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural, no Parque Euclides Dourado, e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral de São Pedro.


Coco de Tebei no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna / Foto: Victor Jucá/SecultPE/Fundarpe

O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, um dos pontos altos do FIG, foi aberto na sexta-feira (19), com a presença do governador do Estado, Paulo Câmara, além de representantes das mais diversas expressões culturais de Pernambuco, entre elas, a Tribo Carijó do Recife, o mais novo Patrimônio Vivo de Pernambuco.

No sábado (20) estrearam os polos Circo e Figuinho (foto abaixo), com programação voltada para o público infantil. Os amantes da arte sob a lona puderam conferir o Circo da Família Vidal em duas sessões. As crianças tiveram ainda a oportunidade de participar de vivências circenses no polo infantil, que teve também contação de histórias e apresentação da Fada Magrinha.


Espetáculo "Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” foi encenado no Figuinho/Foto: Rodrigo Ramos


Antônio Nóbrega lotou a Igreja Matriz de Garanhuns / Foto: Rodrigo Ramos/SecultPE/Fundarpe

Ontem, domingo (21), após apresentação do multiartista Antônio Nóbrega, na igreja Matriz de Garanhuns, cidade natal do ex-presidente Lula, o bispo Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, da diocese local, começou a ser atacado e receber ameaças de seguidores de Jair Bolsonaro nas redes sociais. Tudo por conta de manifestação da plateia, que em determinado momento entoou o grito por Lula Livre. “Não temos condições de controlar possíveis manifestações do público, sejam de aplauso, repúdio ou outro tipo”, afirmou o bispo, em nota, ressaltando que o padre Josenildo Bezerra também virou alvo da milícia virtual.

Troca de saberes

O Festival de Inverno de Garanhuns é também um espaço para a troca de conhecimentos, saberes e experiências diversas. Oficinas, workshops, seminários e encontros diversos acontecerão durante os dias do festival, em espaços diversos. Todos com entrada gratuita. Para participar das atividades formativas não precisa inscrição, basta chegar e assistir.

Plataforma FIG – A Plataforma FIG acontece de 24 a 27 de julho, no Auditório do Hotel Garanhuns Palace. Um espaço de circulação da produção cultural pernambucana em conexão com outros territórios e novos mercados de negócios. Lugar de diálogo, de troca de conhecimento, experiências e informações, fomentando a análise do mercado atual, e novos possíveis formatos. Este ano, a Plataforma FIG tem como foco a construção de pontes entre o Brasil e países vizinhos, fortalecendo o reconhecimento do Brasil como um país latino-americano e a exportação da cena pernambucana para esses países.

Seminário – Outra ação importante de formação dentro do FIG, uma iniciativa inédita deste ano, é o Seminário Arte Contemporânea em Perspectiva. O evento aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, na Sala Jaime Pincho, no Sesc Garanhuns. O evento – composto por quatro mesas (ver serviço abaixo) é uma abordagem transdisciplinar sobre os desafios da arte, nas mais variadas linguagens: cinema, teatro, dança, literatura e artes plásticas.

Oficinas – Diversas oficinas de formação também fazem parte da grade do FIG este ano. Espaço como a Casa dos Saberes, Castainho, Funase e a Praça da Palavra abrigarão diversas formações, todas com inscrição gratuita, por meio do e-mail: oficinasfig2019@gmail.com. As inscrições também podem ser feitas presencialmente, na Secretaria de Cultura de Garanhuns (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti).

“A gente montou uma grade de oficinas este ano bem diversa. Algumas que são da área da economia da cultura, que é o caso da Plataforma FIG, mas temos também um elenco de oficinas definido a partir de demandas apontadas em fóruns, encontros, conferências realizadas pela Secult e Fundarpe, e que identificaram carências”, ressalta Tarciana Portela, gerente de Formação da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco e responsável pela área de formação cultural do FIG.

Na área da economia da cultura, destaque para a oficina de Rômulo Alves e Myriam Taubkin. Rômulo é autor do livro “O Avesso da Cena”, uma referência para temas da produção e gestão cultural. Myrim Taubkin, produtora, artista e diretora musical, irá ministrar uma oficina voltada para músicos e produtores profissionais, sobre construção de carreiras e espetáculos ao vivo. “Além dessas duas, temos um conjunto de outras oficinas bem importantes no sentido da gestão e da produção cultural no FIG, como oficina de roadie, sonorização para espetáculos e até mesmo animação”, destaca Tarciana Portela.

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações do Portal da Cultura/Fundarpe.