Com apagão, EUA intensificam ameaças à Venezeula

O ministro de Comunicação da Venezuela, Jorge Rodríguez, afirmou que um "ataque eletromagnético" à principal hidrelétrica do país foi a causa do blecaute que afetou milhões de pessoas em quase todo o território nacional.

Venezuela

"Os primeiros indícios recebidos da investigação (…) apontam a existência de um ataque de caráter eletromagnético que tentou afetar o sistema de geração hidrelétrica de Guaiana, principal fornecedor deste serviço no país", disse o ministro à emissora de televisão VTV. A informação é da agência EFE.

Rodríguez explicou que o governo ativou protocolos de "proteção e segurança que permite afirmar que estamos no processo de reconexão para restituir o serviço de energia elétrica no menor lapso possível".

Além disso, informou sobre planos de contingência para o fornecimento de água potável, que é interrompido sempre que ocorre um blecaute; para a prestação do serviço de transporte público; para manter o funcionamento nos hospitais; e para reforçar a segurança nas ruas com mais vigilância.

Ultimato

Em março, a Venezuela ficou 11 dias sem luz após dois grandes blecautes que paralisaram o país, pelos quais o presidente Nicolás Maduro responsabilizou os golpsitas e os Estados Unidos.

O regime norte-americano deu uma espécie ultimato ao governo constitucional da Venezuela, ameaçando com a intensificação dos ataques. A Venezuela procura uma saída negociada para a crise criada pelos golpistas, mas a Casa Branca rejeita esse caminho. 

De acordo com a agência AFP, a Assembleia Nacional, de maioria golpista, aprovou o retorno do país a um tratado regional de defesa que ampararia uma eventual intervenção militar em território venezuelano.

O Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, assinado no Rio de Janeiro em 1947 no auge da exmpansão golpista norte-americana na região, prevê que um ataque a um de seus membros seja considerado um ataque contra todos eles. Além de Brasil, Estados Unidos e Colômbia, faz parte do tratado a grande maioria dos países do continente americano.