Recife celebra obra paisagística de Burle Marx durante todo o mês

Pelo 11º ano consecutivo a Prefeitura do Recife, por intermédio do Gabinete do vice-prefeito Luciano Siqueira, em parceria com diversas instituições com atuação na área ambiental e urbanística da cidade realiza a Semana Burle Marx, que celebra a obra do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, precursor da paisagem modernista no Brasil. Este ano, as atividades começaram neste domingo (4) – data do nascimento do artista – e se estenderá até o dia 28 de agosto. 

Recife celebra obra paisagística de Burle Marx durante todo o mês - Divulgação

A celebração começou com a Caminhada Domingueira, que percorreu as praças do Derby; Euclides da Cunha, no Benfica; da Jaqueira e de Casa Forte, pela manhã. O tour teve a participação de especialista que repassou informações técnicas-paisagísticas sobre a flora de cada espaço visitado.

Também ontem, o Museu da Cidade do Recife deu início à programação especial que preparou para marcar a Semana Burle Marx, com oficina de estamparia para toda a família. A atividade segue até o dia 10 de agosto. Para participar, é preciso levar uma camisa lisa, que será estampada durante a oficina. Informações pelo telefone: 3355-3108. A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por sua vez, desenvolveu programação durante toda a manhã de ontem (4), entre as quais o Sarau Ambiental ‘O Poeta das Plantas’.

De 06 a 09 de agosto, o Museu da Cidade, Secretaria de Educação e a Fundação de Cultura desenvolvem a atividade lúdico-recreativa ‘As cores nos Jardins de Burle Marx’ para alunos das escolas na rede municipal de ensino. De 06 a 16 de agosto, a partir das 15h, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) realizará oficina com pigmentos, onde serão apresentadas as plantas com poder curativo (frutas e hortaliças) que compõem jardins domésticos, bem como as técnicas para transformá-las em pigmentos e medicamentos naturais. Informações Mamam: 3355-6871.


Oficina de estamparia no Museu da Cidade do Recife segue até o dia 10 de agosto

No dia 7, quarta-feira, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza o Seminário Semana Burle Marx: Jardim Histórico e Educação Patrimonial. O evento acontece no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da universidade, das 13h30 às 17h, com a seguinte programação: Palestra ‘O Manual do Jardineiro como educação patrimonial’, por Wilson Feitosa e Joelmir Marques; ‘Burle Marx, o jardineiro da América’, por Ana Rita Sá Carneiro; ‘A gestão da conservação dos jardins de Burle Marx’, Lúcia Veras e Onilda Bezerra.

E mais: ‘Jardim histórico e educação patrimonial na conservação da Praça Faria Neves, Jônatas Medeiros e Raquel Ferreira; Oficina de paisagismo sobre jardins históricos, com Joelmir Marques, Paulo Nobre, Wilson Feitosa e Thais Santos; Palestra ‘A simbologia das rochas nos jardins históricos de Burle Marx’, por Risafe Neves. Contato: Laboratório da Paisagem da UFPE, fone: 2126-8311.

Ainda na programação, oficinas de pintura e desenho para crianças e de miniterrários, no Mamam e no Museu da Cidade do Recife; Expedição Burle Marx, no dia 10 de agosto, com saída da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, seguindo pelas Praças da República, Derby, Euclides da Cunha, Casa Forte e Faria Neves. Das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas no site WWW.olharecife.com.br, a partir do dia 09 de agosto, sexta-feira.

No dia 14 de agosto, o Comitê Burle Marx realiza oficina de encerramento do Plano de Gestão dos Jardins Históricos de Burle Marx, das 9h às 16h, no Museu da Cidade do Recife. No dia 28 de agosto, o Comitê realiza plenária da primeira etapa de instalação do Conselho Gestor da Praça Faria Neves (aeroporto). O evento acontece no auditório do Parque estadual de Dois Irmãos, a partir das 14h.

Do Recife, Audicéa Rodrigues