Flávio Bolsonaro vai apresentar capitalização no Senado

Senador do PSL do Rio de Janeiro vai retomar as discussões sobre o regime de capitalização da Previdência durante a tramitação da reforma que muda as regras da aposentadoria brasileira no Senado.

Flávio Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Ele admite que a orientação do governo é não apresentar destaques nem emendas ao texto que vai a plenário para garantir a aprovação célere da reforma. Por isso, vai se reunir com a equipe do Ministério da Economia para definir qual a melhor estratégia para tratar desse assunto. A informação é do site Congresso em foco

O regime de capitalização determina que cada pessoa é responsável por sua aposentadoria. Diferente do regime previdenciário atual de repartição, em que os trabalhadores da ativa e o governo arcam com as aposentadorias de quem já não está mais ativa; a capitalização prevê que o trabalhador faça uma espécie de poupança para a própria aposentadoria. Este passa a ser, então, um benefício individual: o trabalhador recebe de aposentadoria o que tiver "poupado" através das contribuições previdenciárias feitas ao longo dos anos de trabalho.

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, a capitalização seria o modelo ideal para o país por conta do processo de envelhecimento da população brasileira. Os apelos de Guedes, contudo, não foram suficientes para a Câmara aceitar a proposta. A capitalização não entrou nem no parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP), pois os deputados acreditaram que o sistema poderia reduzir muito o valor da aposentadoria dos mais pobres.

Agora, porém, o assunto deve voltar à tona. Relator da reforma da Previdência do Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), admitiu nesta quinta-feira (8) que há alguns senadores querendo retomar o debate sobre a capitalização. E um deles é o filho do presidente Jair Bolsonaro, que chegou ao Senado na quinta acompanhado de Jereissati.