Semana12: Cortes no orçamento e as estripulias do 'Idiota de Ipanema'  

O apagão na Educação brasileira causado por cortes no orçamento público é um dos temas da #12ª Semana Política. Desta vez, a camarada Inamara Mélo, secretária executiva estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, é quem faz quicar a bola neste jogo que iniciamos há cerca de três meses. “O bloqueio de mais de R$ 33 bilhões do orçamento federal mostrou o risco de verdadeiro apagão da máquina pública”, diz Inamara. 

Semana #12: Os cortes no orçamento e as estripulias do Idiota de Ipanema - Divulgação PCdoB-PE

Ela cita como exemplo o impacto da medida sobre a Educação do país em todos os níveis, este ano, com cortes nas despesas de custeio das universidades, na compra de livros didáticos para escolas públicas e a suspensão de novas bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Segundo nossa comentarista da Semana, a ameaça de apagão se estende também para o ano que vem. “A equipe econômica teve a desfaçatez de anunciar pelos jornais que a proposta orçamentária para 2020 promete mais arrocho e admite até não conceder o reajuste do salário mínimo previsto em lei em vigor”.

Inamara comenta ainda as estripulias internacionais de Bolsonaro, tachado pela imprensa alemã de “O Idiota de Ipanema”. “Bolsonaro deixa de olhar para o seu desastroso governo para criticar outros países. Criticando os argentinos por dizer não à política neoliberal e fez declarações desastrosas contra a Noruega”, destaca.

Assistam ao vídeo abaixo para saber mais. Não se esqueçam de compartilhá-lo com seus contatos. Até a próxima. Firme na luta!

Do Recife, Audicéa Rodrigues