PCdoB Pernambuco aprova projeto e convoca novo ciclo de conferências 

O Comitê Estadual do PCdoB em Pernambuco divulgou nesta sexta-feira (30) o Projeto de Resolução Política para a 21ª Conferência Estadual aprovado em plenária da direção estadual realizada no dia 24 de agosto (sábado). Além de aprovar o Projeto de Resolução (PR), os dirigentes referendaram a convocação das conferências municipais e das assembleias de Base, que acontecerão entre os dias 26 de agosto e 10 de novembro, com plenária final nos dias 15 e 16 de novembro.  

PCdoB Pernambuco aprova projeto e convoca novo ciclo de conferências - Divulgação

O Projeto de Resolução, que será debatido durante o processo de conferências pelo conjunto de filiados e militantes da legenda, contém as diretrizes partidárias até dezembro de 2020, analisa a situação política atual, os ajustes táticos e a estruturação partidária, aí incluídas as eleições municipais de 2020; e define as tarefas partidárias até o fim do próximo ano.

Ao analisar a atual situação política nacional, a direção do partido observa que passados oito meses da posse de Bolsonaro a correlação de forças no país ainda é desfavorável ao povo. “O governo da extrema-direita detém a iniciativa política; parcela considerável da população é aderente a sua ideologia desagregadora; e conta com as forças de centro para seu programa econômico e social. Já as forças progressistas não têm uma tática comum capaz de isolá-lo”.

Inimigo da democracia

O documento destaca ainda o impacto negativo das políticas do governo sobre as condições de vida da população brasileira, especialmente, os mais pobres. “A aplicação das políticas de Bolsonaro agrava a crise econômica e leva a maioria do povo a viver em situação de tragédia social, com o flagelo do desemprego em massas; a piora de todos os índices de desenvolvimento e a degradação dos serviços públicos”.

O Projeto de Resolução aponta também a crescente insatisfação popular e a perda de aprovação de Bolsonaro em diversos setores sociais. “Bolsonaro perde a aprovação da maioria da população e os setores populares liderados pela juventude e movimentos da UNE/UBES ganham as ruas em grandes manifestações. O comportamento autoritário de Bolsonaro e as revelações do aparelhamento político de parte da PF, RFB, MP e Judiciário (vide os desmandos da “Operação Lava Jato”), para perseguir seus adversários políticos, prejudicar a economia nacional e proteger o capital financeiro, revoltam a consciência democrática nacional”.

Construção da unidade

A construção da unidade das forças progressistas do país como instrumento de combate aos efeitos nocivos do governo Bolsonaro é também objeto de análise por parte da direção comunista, para quem é ‘tarefa magna forjar a frente ampla democrática pelo Brasil’ “Ainda que de forma dispersa, se avolumam as iniciativas que vão forjando a união do povo para enfrentar e barrar o desastre que Bolsonaro e os EUA querem impor ao Brasil. O exemplo da ação articulada dos Governadores do Nordeste para defender a região da discriminação odiosa de Bolsonaro e viabilizar os êxitos de suas administrações, demonstra o acerto da política de frente ampla que garantiu as maiores vitórias do povo nas eleições passadas”.

Vitórias em Pernambuco

O documento também avalia a situação política e econômica local. “Em Pernambuco, temos uma situação favorável ao desenvolvimento de nossa tática e às possibilidades de vitórias das forças progressistas e do Partido. A começar pelo caráter frentista do Governo Paulo Câmara e pelo seu posicionamento político avançado contra o projeto bolsonarista. Contribui, também, os êxitos administrativos do governo estadual em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado e a melhoria de vida do povo, como na educação, saúde, segurança pública, política ambiental, atração de novos empreendimentos econômicos e as enormes obras hídricas do Sertão e Agreste”.

“Cabe ressaltar que as forças progressistas e de esquerda dirigem o governo Estadual por quatro mandatos sucessivos e a Prefeitura do Recife, por cinco sucessivos. Entretanto os efeitos nefastos da política de Bolsonaro jogaram centenas de milhares de famílias no desemprego e a arrecadação de receitas do Estado caiu sensivelmente, piorando as condições de governança.”

Tarefas partidárias

O Projeto de Resolução define ainda as principais tarefas partidárias até dezembro de 2020. Veja algumas dessas tarefas: Construir desde já o Projeto Eleitoral de 2022; estudar a realidade dos municípios onde atuamos e formular propostas concretas de enfrentamento das dificuldades dos mesmos; manter mobilizada a base política; concentrar a atividade partidária dos dirigentes na filiação de lideranças políticas; a partir de abril de 2020, levando em conta a acumulação de forças até lá, concentrar esforços onde se podem criar possibilidades de disputarmos eleições Majoritárias com chances de êxitos políticos e/ou eleitorais; fortalecer os Comitês Municipais e Organizações de Base; revisar e atualizar a alocação dos quadros para fortalecer os Comitês Municipais e a Rede Fundamental de OBs, entre outras.

Clique no link e leia a íntegra do Projeto de Resolução Política.

www.vermelho.org.br/noticia/323109-1

Do Recife, Audicéa Rodrigues