Irã alerta Europa sobre ameaças dos Estados Unidos

Se a Europa não cumprir promessas, passará a nova etapa na redução de compromissos firmados em plano de ação conjunta.

Irã Hassan Rouhani

O alerta é do presidente do Irã, Hassan Rohani. "Infelizmente, após a decisão unilateral dos Estados Unidos, os países europeus não adotaram medidas concretas para implementar suas promessas", afirmou ele, segundo a Agence France-Presse. O alerta foi dirigido especificamente ao presidente francês, Emmanuel Macron, durante uma conversa por telefone.

O presidente iraniano afirmou que o Irã vai passar a uma nova etapa no descumprimento do acordo nuclear de 2015 se a Europa não cumprir suas promessas. "Se a Europa não puder respeitar seus compromissos, o Irã passará à terceira etapa na redução dos compromissos adotados com o JCPOA (sigla em inglês do acordo chamado Plano Integral de Ação Conjunta)", disse Rohani a Macron, segundo o portal do governo iraniano.

Depois que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o acordo em 2018, as relações entre Teerã e Washington ficaram tensas. Washington estabeleceu duras sanções contra a república islâmica. Macron tentou, nas últimas semanas, melhorar a relação entre Estados Unidos e Irã. Na segunda, durante a conclusão do G7 de Biarritz, se mostrou otimista ante uma possível reunião entre Rohani e o presidente americano Donald Trump.

Contudo, na terça, o presidente iraniano estabeleceu como condição que Washington desse "o primeiro passo, levantando todas as sanções" contra Teerã. "Infelizmente, após a decisão unilateral dos Estados Unidos, os países europeus não adotaram medidas concretas para implementar suas promessas", afirmou o presidente iraniano neste sábado.

Para a França, "o importante era verificar, após o debate no G7 sobre o Irã, que os parâmetros da negociação continuam sendo válidos e que o presidente Rohani está disposto a negociar. E este é o caso", garantiu um fonte diplomática francesa, segundo a Agence France-Presse.