França: Festa do L'Humanité terá cobertura do Portal Vermelho

O Portal Vermelho está em Paris e realizará a cobertura jornalística da Fête de L’Humanité, o festival criado na década de 1930 pelo Partido Comunista Francês (PCF) e que tem sua edição de 2019 realizada entre os dias 13 e 15 de setembro. O evento, que acontece na sequência da Festa do Avante, também terá representantes do Brasil, entre eles a ex-presidenta Dilma Rousseff, convidada da programação, e o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino.

Fête de L’Humanité França

França. Um país de ideias, histórias, transformações ao longo e tempo e, claro, revoluções. A terra que viveu guerras em nome da igualdade, liberdade, fraternidade, onde nasceram conceitos da organização social atualmente como a democracia, a esquerda, a direita, o desenvolvimento dos princípios do socialismo, do liberalismo, de valores que norteiam grande parte do mundo.

A Fête de L’Humanité terá centenas de atrações, entre shows de música, artistas que circulam pela cena dos festivais europeus, encontros políticos, uma corrida esportiva de 10 quilômetros em nome da humanidade e, claro, debates e confraternização com movimentos da esquerda de todo o mundo.

A França, que já protagonizou episódios centrais das lutas populares no mundo – como a Comuna de Paris em 1841 ou os protestos estudantis de maio de 1968 – atravessa nos últimos meses uma nova série de mobilizações e desafios, como aqueles trazidos pelo movimento conhecido como o dos “coletes amarelos”. Recentemente, o país também esteve no centro do noticiário brasileiro, a partir dos ataques do governo de Jair Bolsonaro ao presidente francês, Emmanuel Macron, e à sua esposa.

A cobertura do Fête de L’Humanité terá entrevistas e olhares sobre todos esses temas com representantes do PCF e de outros movimentos progressistas franceses. Acompanhe por aqui a cobertura com matérias e vídeos deste grande festival.