Duarte Jr destaca o Novo Terminal do Cujupe na Assembleia

 

g

O deputado estadual Duarte Jr destacou a inauguração do Novo Porto do Cujupe, em Alcântara, entregue à população no dia 21 de setembro pelo governador Flávio Dino. Para Duarte, é a realização de um sonho desejado por todos os consumidores maranhenses e, especialmente, aos passageiros que fazem a travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense.

A reforma do terminal de passageiros era uma antiga reivindicação da população que Duarte recebia quando esteve à frente do Viva/Procon. “Por diversas vezes, testemunhava reclamações quanto a má prestação do serviço, a má qualidade do transporte e também da falta de acessibilidade desse terminal”, lembrou o deputado. “Agora esses cidadãos têm um terminal modernizado, informatizado e com diversos serviços”.

O Novo Porto do Cujupe custou cerca de 13,5 milhões de reais. As obras envolveram a informatização das operações de embarque e desembarque, praça de alimentação, fraldário e farmácia, além de rede wifi gratuita.

Cujupe também conta com serviços ao cidadão, no posto do Viva/Procon e no Centro de Atendimento ao Turista. Duarte Jr destacou ainda a inclusão dos vendedores de Cujupe antes informais e que agora são empreendedores formalizados pela Associação dos Vendedores do Terminal do Cujupe (AVTEC).

Geração de emprego e renda

“Não foi só a inauguração de um novo terminal. Não foi só a garantia de direitos, de um serviço público com qualidade, conforto e segurança, mas, sobretudo, um incentivo à geração de emprego e renda”, ressaltou Duarte. Com a formalização dos empreendedores por meio da Associação de Vendedores do local, os comerciantes dispõem agora de novos boxes equipados com geladeira, estufa, fogão elétrico e itens específicos a cada tipo de empreendimento.

O deputado parabenizou a EMAP (Empresa Maranhense de Administração Poruária), as empresas Internacional Marítima e Serviporto (responsáveis pelas viagens), a MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos) e o Governo do Maranhão. “Flávio Dino mais uma vez está dando um exemplo de como se faz gestão pública com seriedade”, disse.

Os números do Cujupe

O Terminal do Cujupe movimenta quase 2 milhões de passageiros e mais de 300 mil veículos por ano, entre ambulâncias, caminhões e veículos leves. São 12 viagens diárias entre Alcântara e o Terminal de Ponta da Espera, em São Luís. O porto é estratégico para trabalhadores maranhenses da capital e principalmente dos 21 municípios da baixada maranhense, como Pinheiro, Penalva, Viana e São Bento.