Câmara dos Deputados cria canal de combate a fake news

O secretário de Mídias Digitais da Câmara dos Deputados, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentou nesta quarta-feira (25), durante o seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, no auditório Nereu Ramos, a plataforma “Comprove” – uma ferramenta de checagem de notícias via WhatsApp focada na atuação parlamentar na Casa.

Orlando Silva sem fake news - Richard Silva/PCdoB na Câmara

Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário poderá consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, à estrutura e à administração da Casa e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.

Além de enviar a resposta ao cidadão por WhatsApp, a Câmara também publicará as demandas de maior interesse na página do “Comprove”, no portal da instituição e nas redes sociais, facilitando o processo de verificação das fake news.

“Combater as fake news e a disseminação de ódio e mentiras nas redes sociais é fundamental para a defesa da democracia”, afirmou Orlando Silva.

Cada ocorrência levará os selos “É fato”, “É falso” ou “É impreciso”, com a respectiva explicação. Na página, haverá também dicas de como não se deixar enganar pelas notícias falsas que circulam nas redes sociais.

O atendimento será restrito a notícias, ou seja, matérias que apresentem características do gênero jornalístico. Os interessados deverão enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações a serem checadas. Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato, assim como conceitos amplos, opiniões e tendências.

Atendimento

– Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário de Brasília), exceto feriados.

– O canal é exclusivo para recebimento de mensagens via WhatsApp. Não serão atendidas ligações telefônicas.

– Cadastro: para o adequado atendimento da demanda, alguns dados serão requeridos durante o atendimento, como nome completo, cidade, estado e e-mail pessoal.