Yang Wanming: Revolução chinesa criou um “milagre de desenvolvimento”

Nesta quarta-feira (25) a embaixada da República Popular da China no Brasil ofereceu uma recepção em comemoração ao 70º Aniversário de Fundação da República Popular da China e aos 45 anos do estabelecimento de relações diplomáticas China-Brasil.

China

Walter Sorrentino, vice-presidente e secretário de Política e Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), estava presente, acompanhado de outros dirigentes partidários. No discurso solene, o embaixador Yang Wanming afirmou que “sob a forte liderança do Partido Comunista da China e o esforço conjunto do povo chinês, a China passou de um país fechado, atrasado, pobre e fraco a ser uma nação pautada pela abertura e prosperidade, com uma influência internacional cada vez maior. Cria-se, assim, um milagre de desenvolvimento na história da humanidade”. Wanming também se referiu a importância dos laços entre Brasil e China. Leia, abaixo, os principais trechos do discurso.

Senhoras, senhores e amigos,

Bem-vindos à Recepção de hoje para comemorar o 70º (septuagésimo) Aniversário da Fundação da República Popular da China e os 45 (quarenta e cinco) anos do estabelecimento das relações diplomáticas China-Brasil.

No dia 1º (primeiro) de outubro de 1949 (mil novecentos e quarenta e nove), foi declarada a fundação da República Popular da China, dando início a uma grande trajetória do rejuvenescimento da nação chinesa. Nas últimas sete décadas, sob a forte liderança do Partido Comunista da China e o esforço conjunto do povo chinês, a China passou de um país fechado, atrasado, pobre e fraco a ser uma nação pautada pela abertura e prosperidade, com uma influência internacional cada vez maior. Cria-se, assim, um milagre de desenvolvimento na história da humanidade. Sobretudo após o 18º (décimo oitavo) Congresso Nacional do Partido Comunista da China, o Comitê Central do PCCh, que tem o presidente Xi Jinping como núcleo, tem persistido de forma resoluta e inabalável no aprofundamento da reforma e abertura e na modernização do sistema e da capacidade de governança do país.

Iniciamos uma nova trajetória que vai causar influências significativas e profundas, tanto no desenvolvimento pacífico da China como na prosperidade do mundo. Na recepção de hoje, realizamos uma exposição temática sobre os êxitos de desenvolvimento alcançados pelo nosso país e todos estão convidados a visitá-la.

No caminho de desenvolvimento da China, o Brasil tem sido sempre um parceiro estratégico de relevância. Este ano marca também o 45º (quadragésimo quinto) aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas China-Brasil. Com os carinhos e esforços incansáveis de várias gerações, o relacionamento sino-brasileiro tem se desenvolvido de forma estável e ganhado uma relevância estratégica e global cada vez maior. (…) O nosso comércio bilateral deste ano continua crescendo a despeito do cenário complexo. Atualmente, o volume comercial entre os dois países em cada 10 (dez) minutos já ultrapassa o volume anual quando no início do estabelecimento das nossas relações diplomáticas. Nos últimos 15 (quinze) anos, a China investiu cerca de 80 (oitenta) bilhões de dólares no Brasil, 350 (trezentos e cinquenta) vezes maior que o investimento dos primeiros 30 (trinta) anos das nossas relações diplomáticas, e criou mais de 40 (quarenta) mil empregos diretos para o país.

No final deste ano, será lançado na China o 5º (quinto) Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, que é mais um caso exemplar da cooperação de alta tecnologia entre os dois grandes países em desenvolvimento. Podemos explorar a parceria nas áreas emergentes, tais como a tecnologia 5G, comércio eletrônico, biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial, cidade inteligente, etc., de forma a criar novos motores para a nossa cooperação (…) Hoje em dia, a conjuntura internacional passa por uma transformação profunda e a economia mundial está diante de desafios árduos. China e Brasil, os dois maiores países em desenvolvimento e principais economias emergentes nos hemisférios oriental e ocidental, encontram-se num momento crucial de reformas e crescimento. Ao mesmo tempo, as nossas relações estão num novo ponto de partida que ligam o passado e o futuro. Nesta altura, é ainda mais relevante avançarmos juntos e ainda mais eminente defendermos juntos o multilateralismo e o sistema justo de comércio.

Sugiro que façamos um brinde, Ao 70º (septuagésimo) Aniversário da Fundação da República Popular da China, À amizade grandiosa entre os nossos povos, À saúde de todos os amigos presentes, Saúde!