Duarte Jr anuncia curso de capacitação para cobradores de ônibus

Deputado estadual viabiliza novas vagas de capacitação gratuita para cobradores em São Luís, demitidos após polêmico corte de gastos em empresa

duarte jr cursos

Após reunião com o deputado estadual Duarte Jr e o Sindicato dos Rodoviários, o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) anunciou cursos gratuitos de capacitação e recolocação profissional, voltados para os cobradores de ônibus de São Luís demitidos recentemente em polêmica decisão das empresas.

Com previsão de abertura para o início de 2020, os cursos serão promovidos pelo Sest/Senat de forma totalmente gratuita, como o curso de mudança da carteira de motorista da categoria B para a categoria D, com as taxas do Detran já incluídas.

“O ex-cobrador tem que ter a carteira de motorista da categoria B há pelo menos dois anos pra poder subir pra categoria D”, informa Sandro Henrique, diretor da unidade do Sest/Senat na capital, que ressaltou que outras modalidades de curso já estão com vagas abertas.

O Sindicato dos Rodoviários irá trabalhar de forma conjunta com o órgão, divulgando os cursos e contatando os ex-cobradores, segundo informa Isaías Castelo Branco, presidente do sindicato. “Nós temos pessoas no Sindicato que vão prestar informações aos ex-cobradores, para que todos voltem a aderir ao mercado de trabalho”, diz Isaías.

Os interessados já podem se cadastrar na sede do Sindicato, que fica na Rua Afonso Pena, no Centro. A recolocação profissional de ex-cobradores é uma demanda de Duarte Jr endereçada aos órgãos competentes assim que o deputado soube da demissão em massa de cobradores.

“Parabenizo o Sest/Senat na pessoa do Sandro, por atender essa demanda, essa reivindicação”, declarou Duarte Jr. “Mais uma grande conquista”, publicou o deputado em suas redes sociais, onde também pediu que os ex-cobradores sejam marcados e informados sobre os cursos.