PCdoB: Unidade e defesa da democracia são destaques em ato de filiaçao

Dezenas de filiados, militantes e dirigentes do PCdoB-PE prestigiaram o ato político realizado na noite desta segunda (7), no Recife, para acolher 50 recém-filiados ao partido, entre eles Edilson Silva. O vice-prefeito Luciano Siqueira; o presidente do PCdoB-PE, Marcelino Granja; o presidente do Comitê Recife, George Braga; o deputado federal Renildo Calheiros; o deputado estadual João Paulo; e a presidenta nacional do partido e vice-governadora Luciana Santos, saudaram os novos comunistas. 

PCdoB: Unidade e defesa da democracia são destaques em ato de filiação - Antônio Nunes

George Braga abriu o evento destacando a alegria dos comunistas de receber Edilson Silva no partido. Ele historiou as tratativas que antecederam a filiação do ex-deputado. “A cada conversa com Edilson aumentava a minha alegria com a identidade política que fomos construindo, com o respeito que fui construindo, a maneira ampla e democrática com a qual Edilson construiu sua chegada ao PCdoB. A maneira como ele dialogou com as pessoas”, afirmou.

O vice-prefeito do Recife e dirigente comunista Luciano Siqueira disse ao saudar os recém-chegados que “quem chega ao PCdoB não chega de mãos vazias”.

“Vocês vêm trazendo suas experiências de lutas, suas experiências de pensar o país, de pensar o nosso lugar, as suas experiências de lutar ombro a ombro com o nosso povo. E nós queremos acolhê-los com a riqueza que vocês nos trazem para reforçar o nosso modo de pensar, o nosso modo de lutar, para que possamos cumprir aquela que é a nossa tarefa principal que é levantar o nosso povo, hoje em defesa da democracia, da soberania do país, dos direitos fundamentais do nosso povo mirando um futuro que nós queremos que seja uma sociedade da liberdade e da fartura, o socialismo”.

Fortalecimento do partido

Marcelino Granja falou da honra, da satisfação e do prazer de ter Edilson e demais recém-filiados no PCdoB. “É uma felicidade mesmo porque estamos numa situação muito difícil para a esquerda, principalmente no Brasil e na América latina, não só, mas para a esquerda como um todo, é um processo antigo, que vem desde a derrota histórica do socialismo, chamado socialismo real, no Leste europeu. Um processo longo, que já dura mais de 30 anos, evidentemente com muita luta. E esse fortalecimento do partido com a presença de vocês traz essa grande experiência e o PCdob só tem a ganhar”.


Militância prestigiou a chegada dos novos camaradas. Foto: Antônio Nunes

A presidenta nacional do partido, Luciana Santos, destacou a importância de celebrar a chegada dos novos militantes ao partido. Segundo ela, “eles tão jovens já têm uma trajetória tão grande de luta pela causa do povo brasileiro e de Pernambuco. Gabi é mais uma menina que vem somar forças ao partido, que tem a característica de ser um partido jovem nas ideias, porque vem sempre renovando a nossa perspectiva de construção do socialismo, procurando sob a luz da dialética e dos fundamentos de Marx, Engels e Lênin desenvolver nosso próprio modo, com a nossa história, com a história do povo brasileiro, tão recheada de lutas libertárias, o nosso Programa, o nosso modelo, o nosso sonho de um país justo e humano”.

Recém-filiada juntamente com Edilson Silva, Gabi Conde agradeceu a acolhida e reafirmou o “lado” de sua luta, que visa promover uma mudança real na situação do país e de combate à violência e ao racismo.

Foram exibidos vídeos com mensagens de boas-vindas da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e de Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). A parte cultural do evento esteve a cargo do grupo Os Caetanos e do DJ Iuri.

Agradecimento

Nesta terça-feira (8), Edislon Silva enviou mensagem de agradecimento aos dirigentes e à militância do PCdoB.

“Caros, venho aqui em meu nome e de outros recém filiados ressaltar nossa gratidão pela calorosa recepção ao agora nosso partido. O ato deste 07/10 foi de uma simbologia marcante, e só foi possível pelo empenho sincero, militante e afetuoso dos que fazem o nosso partido.
A sensação do acolhimento é inigualável. Nos fortalece, nos deixa seguros, tranquilos, com mais desprendimento para encarar os desafios.

Tenham em mim um militante abnegado, soldado cumpridor de tarefas, das mais simples àquelas que estiverem até o limite de nossa capacidade física e intelectual. Vou me esforçar para não decepcioná-los e estar minimamente à altura da recepção que tão generosamente nos ofereceram. Grande abraço e, mais uma vez, muito obrigado pela acolhida! / Edilson Silva.”

Do Recife, Audicéa Rodrigues