CPMI das fake news faz primeira audiência pública na 3ª feira (22) 

Com potencial para revelar atos ilícitos da campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência em 2018, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News realiza na próxima terça-feira (22/10), às 13 horas, sua primeira audiência pública. Instalada no início de setembro e presidida pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) – com relatoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) –, a CPMI já fez quatro reuniões e recebeu 236 requerimentos.

Fake news

Segundo Lídice, responsável pelo plano de trabalho já aprovado na comissão, a audiência pública terá o objetivo de “instrumentalizar os trabalhos do colegiado”. Na primeira rodada de debates, o tema será “O fenômeno das fake news na sociedade e na democracia”.

Serão quatro convidados: professor Wilson Gomes (UFBa), coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD); Walter Capanema, coordenador de Pós-Graduação em Direito Digital do IEP-MP-RJ e membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB-RJ; Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor do Estadão Dados e do Estadão Verifica; e general Guido Amin Naves, da Divisão do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército.

Todos eles foram convidados com base em requerimentos apresentados pela relatora e aprovados na reunião de 25 de setembro. A audiência será realizada na Ala Senador Nilo Coelho, Plenário nº 2 do Senado Federal, com transmissão online pelos portais da TV Câmara e da TV Senado.