Fundada Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia

Aconteceu na manhã deste sábado (26), em Fortaleza, na  sede da OAB CE, a fundação da Associação Brasileira de Médicos e Médicas Pela Democracia ABMMD. Participaram 101 participantes de dez estados. A Associação terá sede no Ceará. Foi aprovado a Carta de princípios, o Estatuto e a Carta de Fortaleza.

Fundada a Associação de Médicos e Médicas

Após criteriosa discussão e subsequente aprovação do Estatuto pré-elaborado, seguida da pronta nomeação da Coordenação Executiva Nacional e do Conselho Fiscal, o relevante acontecimento encerrou-se com a Leitura da Carta de Fortaleza lida pelo  Dr. Manoel Fonseca, registro fotográfico dos sócios-fundadores e programação lúdico-recreativa de qualidade: Maracatu Solar, apresentação do Coral da APÁ( Maestrina- Aparecida Silvino) e show  humorístico com Jader Soares. 

 
Segue a íntegra da Carta aprovada pela ABMMD

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD
 
Carta de Fortaleza
 
A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD, fundada em 26 de outubro de 2019, em Assembleia realizada na cidade de Fortaleza-CE, se propõe a construir pontes de entendimento, de escuta, de fortalecimento da unidade de princípios de nossa categoria médica em defesa da democracia, da ética, da vida, da condição humana e da proteção do exercício da medicina em condições dignas de trabalho, de remuneração justa e segurança do vínculo empregatício. 
 
Desenvolverá suas atividades  baseada em quatro pontos de ação: defesa do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos, do Sistema Único de Saúde e  defesa do exercício ético do trabalho médico. 
 
Em relação ao Estado Democrático de Direito, que trata das garantias dos direitos individuais e coletivos, dos direitos sociais e dos direitos políticos, defendemos: 
 
▪a Constituição Federal como Lei Maior, que estabelece os princípios fundamentais orientadores das decisões nacionais e visa assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o desenvolvimento sustentável com proteção do meio ambiente e de nossos recursos naturais e a igualdade e justiça como valores supremos. 
 
▪a Soberania Popular, expressa na escolha livre, universal e democrática dos governantes e no fortalecimento e ampliação dos mecanismos de Consulta Popular e da Democracia Direta e Participativa. 
 
▪o Sistema de Justiça que garanta os direitos humanos e seja democrático, célere, imparcial, independente e probo e que acolha a presunção de inocência, o contraditório, a ampla defesa e o devido processo legal. 
 
Em relação aos Direitos Humanos, que explicitam a dignidade inerente a todos os membros da família humana, os quais têm direitos iguais e inalienáveis como fundamento da liberdade, da justiça e da paz, defendemos: 
 
▪a igualdade em direitos e dignidade de todo ser humano, sem qualquer discriminação de raça, cor, sexo, gênero, opinião política, religião, origem nacional ou social e de poder aquisitivo; 
 
▪o Direito à vida, à liberdade e segurança pessoal de toda pessoa humana, que não pode ser arbitrariamente presa, detida ou exilada, nem ser submetida à tortura, penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, podendo recorrer a instâncias judiciais efetivas, independentes e imparciais contra atos que violem seus direitos fundamentais; 
 
▪o Direito ao trabalho, em condições satisfatórias, com remuneração equitativa e compatível com o viver em dignidade, que assegure bem-estar do indivíduo e de sua família, principalmente quanto à alimentação, vestuário, moradia e assistência à saúde e que haja proteção e segurança quando desempregado; 
 
▪a liberdade de opinião, de expressão, de reunião, de associação, de manifestação artística e cultural, de acesso ao conhecimento e informação e a um processo educativo que possibilite a plena expansão da personalidade humana, de suas múltiplas inteligências,  do reforço aos Direitos Humanos, das liberdades fundamentais e da compreensão, acolhimento, tolerância e fraternidade entre as pessoas. 
 
Em relação ao Sistema Único de Saúde SUS, entendemos que foi uma conquista da sociedade brasileira que inseriu na sua Carta Magna o preceito de que "saúde é um direito de todos e um dever de Estado" e constitui uma forte ferramenta de combate da desigualdade social, defendemos: 
 
▪a garantia dos preceitos do SUS de universalidade, integralidade e equidade, assegurados por um financiamento adequado. 
 
▪que a sociedade brasileira seja corretamente informada sobre as ações desenvolvidas pelo SUS, tanto na assistência ambulatorial e hospitalar direta, como através de ações de prevenção, proteção, controle e reabilitação, com destaque para algumas ações especiais que protegem todos os brasileiros e brasileiras, como o Programa Nacional de 
Imunização, os Transplantes, os Hemocentros, as Vigilâncias Sanitária e 
Epidemiológica, o Controle de Endemias, o SAMU, a Urgência Traumatológica e de Queimados, para que o povo brasileiro se envolva em defendê-lo como patrimônio nacional. 
▪ restabelecer o financiamento do SUS, totalmente alterado com a PEC 241/55 do teto de gastos e lutar contra a proposta do governo federal de desvincular o orçamento da saúde e da educação.  
 
▪o fortalecimento das Universidades Públicas em autonomia, pesquisa e inovação e o ensino médico voltado para atender às necessidades da população e baseado nas melhores evidências científicas disponíveis. 
 
▪toda Unidade de Saúde do SUS deve proporcionar condições dignas de trabalho, conforto essencial, segurança e proteção para usuários e profissionais e suporte que assegure  resolutividade e eficácia do cuidado. 
 
Em relação ao exercício ético do trabalho médico, defendemos: 
 
▪o engrandecimento da Medicina como uma profissão humanitária, abstendo-se de usála como instrumento de coerção, enriquecimento ilícito e dominação de consciência; 
 
▪ a criação da Carreira Médica Única Nacional, como função de Estado, de acesso por Concurso Público Unificado, com remuneração justa, agregando valores de acordo com especificidades e condições do exercício profissional da medicina. Substituição progressiva dos postos de Trabalho Temporário, superando a precarização dos vínculos empregatícios. 
 
▪no exercício da medicina nos opomos a qualquer tipo de discriminação por razões econômicas, religiosas, raciais, de opção política e de gênero e jamais tratar as pessoas com arrogância, autoritarismo e violência, prestando o cuidado humano de acordo com os princípios de autonomia, benignidade, não malignidade, confidencialidade e justiça. 
 
 Ao nos comprometermos a praticar o exercício ético da medicina e a prática da cidadania, inspirados nesta plataforma de ação e princípios, esperamos contribuir para a construção de uma sociedade livre, democrática, justa e solidária. 
 
Fortaleza, 26 de outubro de 2019 
 
Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia – ABMMD