Renato Rabelo: Brasil perde um dos seus mais importantes pensadores

A morte de Wanderley Guilherme dos Santos interrompe a produção de um dos mais importantes cientistas sociais brasileiro. Sua obra e seu legado são fontes para se entender o Brasil, diz Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois em nota.

Wanderley Guilherme dos Santos

Leia a Íntegra:

Homenagem a Wanderley Guilherme dos Santos

O pensamento democrático, patriótico e progressista brasileiro perde uma importante referência. Morreu o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, deixando um vasto legado para a compreensão do Brasil. A voz desse grande brasileiro se cala, mas sua obra, constituída de mais quarenta livros, permanece como fonte para desvendar a contraditória realidade contemporânea.

Wanderley Guilherme dos Santos foi um dos principais estudiosos da história do Brasil. Sua extensa bibliografia focou aspectos centrais de um projeto de nação, entre os quais a democracia. Destrinchou os regimes militares na América Latina e estudou os movimentos sociais.

É reconhecido por muitos de seus pares como um dos pioneiros da ciência política no Brasil. Liderou, em 1969, a criação do Iuperj, atual Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Ieps-Uerj).

O desaparecimento desse eminente pensador brasileiro ocorre em plena produção, com uma análise profícua dos acontecimentos recentes do país. Wanderley Guilherme dos Santos fez parte da categoria de intelectuais brasileiros integrados aos interesses da nação, pulsando o seu sentimento e aspirações.

O pensamento democrático e progressista se inclina ante a produção desse destacado intelectual brasileiro. E reverencia sua memória como legado do Brasil democrático, progressista e patriótico.

São Paulo, 26 de outubro de 2019

Renato Rabelo – presidente da Fundação Maurício Grabois