“Brics dos Povos” reúne movimento popular e sindical em Brasília

Começa nesta segunda-feira (11), em Brasília (DF), o “Brics dos Povos”. O evento, que segue até terça-feira (12), reúne representantes de movimentos populares, sindicatos e partidos políticos dos países que formam o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A data, o local e o nome do evento foram escolhidos para fazer um paralelo à cúpula que reunirá representantes de governos, a qual será realizada dois dias depois, também na capital federal.

BRICs

Pesquisadores e militantes dos cinco países debaterão temas como imperialismo, crise econômica e política, solidariedade internacional e integração dos povos. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 pessoas. O Brasil de Fato fará uma cobertura especial do evento.

“Os Brics são uma proposta de articulação regional que visa justamente denunciar o imperialismo dos Estados Unidos, pela dominação econômica, pelo dólar e pela manipulação de outros organismos internacionais, como FMI [Fundo Monetário Internacional], Banco Mundial e OMC [Organização Mundial do Comércio]”, explica João Pedro Stedile, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma das entidades organizadoras do Brics dos Povos.

Programação

As atividades começam às 9h, no Plenário 02 da Câmara dos Deputados, com o debate "Imperialismo, geopolítica internacional, o papel dos Brics e dos povos". Irão compor a mesa, o brasileiro Paulo Nogueira Batista Júnior, ex-vice-presidente do Banco dos Brics; o jornalista russo Konstantin Syomin; o indiano Prasanth Radhakrishnan, do site Peoples’ Dispatch; a brasileira Mônica Bruckmann, coordenadora do grupo de pesquisa Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial (GIS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Mbuso Ngubane, do Numsa, sindicato de metalúrgicos da África do Sul.

Na tarde de segunda-feira (11), das 15h às 19h, a discussão será sobre “Crise econômica, social e ambiental e as alternativas populares de desenvolvimento”, com a participação de Marcio Pochmann, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); de Biswajit Dhar, do Centro de Estudos Econômicos e de Planejamento, da Universidade Jawaharlal Nehru; e a pesquisadora Isabela Nogueira, da UFRJ, que falará sobre a China.

Na terça-feira (12), o Brics dos Povos tem continuidade, às 9h, com o debate “Crise política internacional e a luta popular”. A deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB) representará o Brasil na mesa que contará ainda com a participação de Andrey Pyatakov, do Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia; do pesquisador Giorgio Romano, da Universidade Federal do ABC; e Ilam Shaheen Khan, da África do Sul.

“Os desafios do internacionalismo, da solidariedade e da integração dos povos” é o tema da mesa de encerramento, que terá início às 15h. Participam: Celso Amorim, ex-chanceler do Brasil; Nalu Faria, da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba Movimentos); Aleksandr Mironov, do Partido dos Trabalhadores Comunistas da Rússia; de Bhasha Singh, jornalista do Safai Karmashari Andolan, movimento que reúne dalits na Índia; e S'bu Zikode, do Abhalali baseMjondolo, da África do Sul.

Confira aqui ao VIVO